Fala meu Povo MT

Max Russi afirma que Assembleia terá estrutura para novos deputados e prevê disputa mais acirrada em 2026

Foto: Luciano Campbell/ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), declarou que a Casa está preparada para receber até seis novos parlamentares, caso a proposta de ampliação do número de deputados federais avance no Congresso Nacional. A medida, já aprovada na Câmara Federal e ainda em análise no Senado, propõe o aumento de 513 para 531 cadeiras na Câmara dos Deputados, com base na atualização demográfica dos estados.

Se confirmada, a mudança elevaria a bancada federal de Mato Grosso de oito para dez parlamentares, o que, de acordo com a regra constitucional de proporcionalidade, aumentaria a composição da Assembleia Legislativa de 24 para 30 deputados estaduais.

“Hoje não temos essa estrutura de gabinete. Então, é claro que precisamos fazer adaptações, mas com as obras que estão em andamento e a reestruturação do novo espaço, teremos condições de acomodar esses seis novos gabinetes”, garantiu Max Russi.

Para o presidente da ALMT, os efeitos da proposta vão além das adaptações físicas. Ele avalia que o novo cenário provocará mudanças significativas nas disputas eleitorais, especialmente nas eleições proporcionais de 2026. “Você sai de 8 para 10 deputados federais. É um aumento de 20% nas vagas federais e o mesmo percentual na Assembleia Legislativa. Isso mexe bastante com o quadro político”, afirmou.

Segundo Russi, o aumento no número de vagas cria oportunidades tanto para atuais deputados que pretendem se reeleger quanto para novos candidatos, tornando o pleito mais competitivo. Ele também destacou que, mesmo com a redução no número de partidos por conta das federações partidárias, a ampliação das cadeiras tende a estimular a formação de mais candidaturas.

“São novos espaços que estarão em disputa na próxima eleição. Isso beneficia quem já está no cargo e também incentiva quem quer entrar na política”, completou.

FONTE – RESUMO

Sair da versão mobile