Apesar da confirmação de casos de gripe aviária no Brasil, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, garantiu que o consumo de carne de frango e ovos continua totalmente seguro para a população. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no lançamento do Programa Solo Vivo, realizado no último sábado (24), em Campo Verde, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“O risco é zero para a população. Até porque não se consome carne ou ovo cru, justamente por conta de outras doenças. O processo de cozimento elimina qualquer possibilidade de contaminação”, afirmou Fávaro.
O ministro explicou que o aquecimento adequado dos alimentos impede a sobrevivência do vírus da gripe aviária, reforçando a segurança do consumo desses produtos. “As pessoas podem e devem continuar consumindo carne de frango e ovos. É muito seguro”, destacou.
Fávaro também comentou sobre a suspensão temporária das exportações de produtos avícolas por parte de alguns países durante surtos da doença. Segundo ele, a medida visa evitar o risco de contaminação de plantéis comerciais, e não se relaciona ao consumo humano. “Não é pelo risco de consumir, é pelo risco de levar a doença aos plantéis do país importador”, explicou.
Com a detecção do primeiro foco em uma granja comercial em Montenegro (RS), na última quinta-feira (22), o Brasil iniciou um período de monitoramento de 28 dias. Caso não haja novos casos, o país poderá se autodeclarar livre da gripe aviária. Durante esse período, a granja afetada permanecerá em vazio sanitário, sem aves ou atividades avícolas, seguindo os protocolos do Plano Nacional de Contingência do Ministério da Agricultura.
FONTE – RESUMO