Fala meu Povo MT

Oficina de Roteiros para Documentários Em Barra do Garças Aborda Técnicas de Pesquisa e Desenvolvimento Narrativo

Robson Almeida/Secom-MT

A partir de segunda-feira (07.04), Barra do Garças receberá a oficina “Pesquisa e Elaboração de Roteiros para Documentários”, que visa capacitar participantes na criação de roteiros para produções documentais. A oficina integra o projeto Araguaia em Curso: Formação e Aperfeiçoamento Profissional, com recursos da Lei Paulo Gustavo e viabilizada pelo edital Cinemotion, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A atividade será ministrada pela especialista Carina Benedeti e abordará técnicas de pesquisa, estruturação de roteiros e o desenvolvimento narrativo no contexto do audiovisual documental. O objetivo é capacitar os participantes a contar histórias reais de maneira criativa, utilizando fatos, relatos e memórias locais. Além disso, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios roteiros, sendo que os dois melhores trabalhos serão escolhidos para serem gravados como parte do projeto Araguaia em Curso.

Benedeti destaca a importância de documentários locais para a valorização da diversidade cultural e para o impacto econômico positivo do audiovisual, que além de fomentar a cultura, gera renda e impulsiona a economia criativa.

A oficina acontecerá na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Barra do Garças, no núcleo de produção digital (PND), de 07 a 11 de abril, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.gle/QBiG4VXimZUZp5eL6. A formação oferece certificado e lanche, e contará com acessibilidade em Libras para garantir a inclusão de pessoas surdas no processo de aprendizagem.

Serviço:

Sair da versão mobile