Fala meu Povo MT

PF cumpre mandados em Mato Grosso contra grilagem de terras e fraudes fundiárias

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a Operação Imperium Fictum, com foco no combate a uma organização criminosa envolvida em fraudes fundiárias, grilagem de terras públicas da União e lavagem de dinheiro. A ofensiva ocorre principalmente no Pará, mas também atinge o Estado de Mato Grosso, onde foram cumpridos mandados judiciais.

Ao todo, a operação executou 39 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva. As ordens foram expedidas pela 4ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará e se estenderam a nove unidades da federação: Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O objetivo das ações é desarticular a estrutura financeira do grupo criminoso, proteger o patrimônio público e assegurar a integridade do sistema registral fundiário. As investigações apontam que os envolvidos atuavam na regularização fraudulenta de grandes extensões de terras públicas por meio de falsificação de documentos e manipulação de registros.

Os investigados poderão responder por uma série de crimes, incluindo organização criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, grilagem de terras, lavagem de dinheiro e fraude contra o sistema financeiro nacional.

FONTE – RESUMO

Sair da versão mobile