O policial militar aposentado Jerfson Santana Vieira, preso na última terça-feira (26) em Cuiabá após atropelar um motociclista e agredir uma jornalista, foi transferido para o Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho. A internação foi determinada pela juíza Helícia Vitti Lourenço, durante audiência de custódia, com base em indícios de que o ex-PM possa sofrer de esquizofrenia.
Segundo a decisão, Jerfson passará por exames de insanidade mental e deverá receber acompanhamento médico especializado. A magistrada justificou a medida destacando a necessidade de apurar se o suspeito possui capacidade de compreender o caráter ilícito dos atos cometidos.
“Determinada a realização de incidente de insanidade mental em razão da dúvida acerca da capacidade do paciente entender o caráter ilícito do fato, a prisão preventiva deve ser convertida em medida de internação em manicômio judiciário ou instalação congênere”, diz trecho da decisão. A juíza também indicou que, na falta de vaga no hospital, o acusado deve ser mantido em cela especial.
Jerfson foi detido após causar um acidente na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, no qual atropelou um motociclista, que permanece hospitalizado em estado grave. Durante o atendimento da ocorrência, ele agrediu com um soco a repórter Angélica Gomes, da TV Vila Real, que fazia a cobertura do fato.
Em depoimento, o ex-PM declarou não lembrar do que aconteceu, negou intenção de ferir terceiros e afirmou que tentava tirar a própria vida. Disse ainda ouvir vozes que o deixam descontrolado.
FONTE – RESUMO