Fala meu Povo MT

Presidente da Câmara de Cuiabá considera naturais trocas no secretariado de Abilio Brunini

Foto: Olhar Direto

A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), afirmou nesta terça-feira (19) que vê como naturais as mudanças feitas pelo prefeito Abilio Brunini (PL) no secretariado, mesmo com substituições em áreas estratégicas como Saúde, Educação e Mobilidade Urbana, apenas oito meses após o início da gestão.

“Eu não sou contra a troca de gestores. Se não está de acordo, se não está tendo entrega, a troca é normal. Não pode ficar protelando. A gestão é nova, começou agora. Ele sempre colocou a parte técnica à frente, mas nós temos que aliar a parte técnica à parte política para ter eficiência”, avaliou a vereadora.

Na última semana, Brunini anunciou a criação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), que passou a ser chefiada pelo arquiteto José Afonso Portocarrero, até então secretário de Meio Ambiente. Em seu lugar, assumirá a arquiteta Lise Bokorni, atual presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que já integrava a administração como secretária-adjunta da nova pasta.

Paula Calil considerou positiva a nomeação de Lise, destacando sua experiência como um fator que pode destravar processos técnicos e melhorar a eficiência da secretaria. “Acredito que, com os novos analistas que virão, a secretaria poderá desburocratizar e ter eficiência. O prefeito achou viável essa troca e eu concordo. Não cabe a mim decidir, mas vejo como uma mudança pertinente”, declarou.

Desde o início do mandato, Abilio já promoveu diversas alterações em seu time de governo. Uma das primeiras ocorreu com a saída da vice-prefeita, coronel Vania Rosa (Novo), da Secretaria de Assistência Social para a de Mobilidade Urbana (Semob), substituindo a agente de trânsito Regivânia Alves Venâncio. Na sequência, houve mudanças nas secretarias de Educação e Saúde, com as entradas de Amauri Monge e Daniela Carmona, respectivamente.

Mais recentemente, Vania Rosa também deixou a Semob, após divergências internas na gestão. O novo titular da pasta ainda não foi definido, e o secretário de Governo, Ananias Filho, responde interinamente.

FONTE – RESUMO

Sair da versão mobile