Ciclo Filmes de Estrada exibe o longa premiado Sem Destino

0
351
ALMT

O projeto Encontros com Cinema – Ciclo Filmes de Estrada exibe, nesta terça-feira (18.07), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá (CTC), o longa-metragem Sem Destino (Easy Rider, 1969), do diretor Dennis Hopper. A nova série do projeto contempla filmagens de sucesso do gênero road movie e o filme desta semana é um dos mais influentes de todos.

A trama conta a história de Wyatt e Billy, motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, vão rumo ao Leste na tentativa de chegar a Nova Orleans em tempo para o Mardi Gras, um dos carnavais mais famosos do mundo.

O filme representa ainda duas revoluções dos anos 60: o avanço e queda da cultura hippie e as transformações que Hollywood sofreu quando foi renovada por uma geração de jovens cineastas.

Sem Destino foi premiado em Cannes e viu Jack Nicholson, um dos atores do elenco, ser indicado ao Oscar como melhor ator coadjuvante. O filme tornou-se um marco, levando os estúdios de Hollywood a procurarem produções de menor orçamento, entregues a jovens autores que tivessem voz própria e inovadora em relação às gerações anteriores.

Os ingressos para o cinema custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), cobrados como taxa de manutenção dos equipamentos. O estacionamento é gratuito no Palácio da Instrução, mediante apresentação do comprovante de entrada para o filme.

Para as crianças

Além do Encontros com Cinema – Ciclo Filmes de Estrada, o Cine Teatro Cuiabá possui ainda o projeto Escola vai ao Teatro, que consiste em visitas agendadas de escolas da rede pública e privada. Alunos e professores têm a oportunidade conhecer o patrimônio arquitetônico e cultural da cidade, ouvir histórias e assistir a um filme, especialmente selecionado para atender às crianças.

A iniciativa também ocorre sempre às terças-feiras. Nesta semana, serão exibidos os filmes Wall E (2008), às 9h, e Alice através do espelho (2016), às15h.

As instituições de ensino podem realizar o agendamento escolar pelo e-mail agendamentoescolarctc@gmail.com ou obter mais informações sobre projeto pelo telefone (65) 2129-3848 e pelo site www.cineteatrocuiaba.org.br.

O CTC é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) administrado via contrato de gestão compartilhada, pela Associação Cultural Cena Onze. O Cine Teatro Cuiabá também se tornou Ponto de Cultura e, a partir de setembro, passará a oferecer ônibus para levar os alunos até o local, proporcionando mais acessibilidade.

Outra novidade do CTC é a parceria com o projeto Siminina, da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smashd), e Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá.

A iniciativa irá promover o acesso das crianças do Siminina e idosos do abrigo ao cinema do Cine Teatro Cuiabá. Os termos serão assinados ainda nesta semana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here