Parecer da Sedec garante redução do ICMS para comercialização de suínos em pé

0
214
AL-MT
CAMARA VG

Nos próximos dias, a Secretaria de Fazenda deverá publicar um decreto reduzindo de 12% para 6% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a comercialização de suínos para o abate fora do estado.  A norma atende parecer emitido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, que pretende fomentar a suinocultura mato-grossense e ajudá-la a superar a crise causada pela instabilidade no preço da ração e pela operação ‘carne fraca’ que  também atingiu o setor e colocou a cadeia em risco.

A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (01.08), durante reunião com o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) e representantes da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).  A norma, que pretende dar um ‘fôlego’  ao setor, terá validade de 90 dias, prazo em que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) deverá elaborar um projeto  de incentivo ao desenvolvimento de toda cadeia da suinocultura, a exemplo do extinto Programa Granja de Qualidade, instituído em 1995 pelo então governador Dante de Oliveira.

O programa tinha como principal objetivo incentivar a produção de suínos com alta tecnologia e obedecendo aos preceitos da qualidade e sanidade animal. “A redução da alíquota  será feita de forma   temporária, pois  trata-se de uma medida paliativa, a suinocultura mato-grossense  precisa  fortalecer toda a sua  cadeia, desde o aumento da capacidade produtiva e do número de abatedouros, até a elaboração de uma estratégia para aumentar o consumo interno da carne suína. Vamos trabalhar nesse programa e apresentá-lo antes do final da vigência do decreto”,  comprometeu-se  Avalone.

Com a redução da alíquota de ICMS, Mato Grosso retoma a competitividade em relação aos estados do Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), considerados os  maiores revendedores de suínos do Brasil. De acordo com o  diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues de Castro Júnior,  cerca de 8% da nossa  produção  é vendida fora do estado. Ele aponta que em 2016  foram abatidas 250 mil toneladas e , de janeiro a junho deste ano, o abate  já ultrapassou 190 mil, com projeção para chegar a 400 mil toneladas até dezembro.

“O governo começa a enxergar  a cadeia da suinocultura como um setor que traz renda para o estado e agrega valores à produção. Entretanto, nossa situação no momento é muito difícil.  A redução da alíquota de ICMS  na saída de suínos para o abate fora do estado é vista como fator decisivo para nossa recuperação e para atração  de novas indústrias”, afirmou o diretor da Acrismat.

O deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco, que atua como líder do governo na Assembleia Legislativa, ressalta que,  nos últimos 60 dias,  Pedro Taques assegurou  a redução de 7% para 4% para comercialização do boi em pé e garantiu ainda a prorrogação, por mais 10 anos,  da isenção do ICMS do peixe produzido em Mato Grosso.

“Durante o governo anterior houve banalização dos incentivos fiscais, houve beneficiamento ilícito de algumas empresas e perdas irreparáveis para a economia de Mato Grosso, mas a  concessão de incentivo é algo imprescindível para atrair investidores, para desenvolver Mato Grosso”, afirmou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here