Fogo na Serra Ricardo Franco já consumiu quase 5,5 mil campos de futebol; fotos e vídeos

0
203
Foto: Tenente Barroso
CAMARA VG

Olhar Direto

O Corpo de Bombeiros continua na árdua missão de enfrentar um incêndio no florestal no Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km de Cuiabá). Ao todo, já foram lançados mais de 50 mil litros de água na região, na tentativa de controlar as chamas. Mais de 5 mil hectares foram devastados pelo fogo, o que equivale a quase 5,5 mil campos de futebol

Ao todo, são 18 bombeiros envolvidos no combate. Duas aeronaves, sendo um avião Aitr Trato do Grupo de Aviação Bombeiro Militar, que lança 3.100 litros de água e um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão dando apoio aos militares desde domingo.

 

O helicóptero do Ciopaer auxilia no transporte dos combatentes para a frente do fogo. Desde o início do combate, já foram lançados mais de 50 mil litros de água. Mas até agora as chamas não foram controladas. Como o terreno é de relevo acidente e com poucas estradas de acesso é essencial o trabalho das aeronaves.
 
A estimativa é que mais de 5 mil hectares tenham sido queimados. O parque tem um total de 158.200 hectares. O trabalho ainda deve perdurar por várias horas. Um posto de comando foi montado em uma fazenda perto do local do incêndio, que também conta com uma pista asfaltada e é usada como captação de água para as operações aéreas.
 
O caso
 
Os bombeiros do estado de Mato Grosso tentam, desde a última sexta-feira (4), controlar um incêndio de grandes proporções que acontece no Parque Estadual Serra Ricardo Franco. Barroso afirma que o incêndio está em um platô da serra, queimando desde sexta-feira (5). “Vários focos de calor foram detectados pelo satélite. O Posto de Comando será numa fazenda próxima ao incêndio. Possui pista asfaltada e ponte de captação de água para operações aéreas”, explica. Segundo o tenente, as proporções do incêndio só são dimensionadas depois que o fogo é controlado, por meio das ‘cicatriz do fogo’.


 
O Parque Serra Ricardo Franco possui 158.620 hectares localizados na Região Oeste Mato Grosso, fronteira com a Bolívia, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade. Apesar de ter sido criado há 20 anos, parte dele continuou sendo ocupada por fazendeiros e entre os proprietários de terras na área está o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB). Em 2016, o Parque também passou por um incêndio que atingiu 8km.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here