Governador recepciona e parabeniza grupo Flor Ribeirinha por premiação internacional

0
234
Foto: Reprodução
CAMARA VG

O governador Pedro Taques recepcionou no Palácio Paiaguás, o grupo de siriri Flor Ribeirinha. Eles chegaram a Cuiabá nesta quarta-feira (09.08), após participarem e vencerem o Festival Internacional de Folclore, na Turquia no dia 5 de agosto.

O grupo cuiabano formado por 35 integrantes competiu com 26 países. Esta é a terceira vez que o governo contribuiu para que grupo participasse do festival, que em 2015 foi realizado na Itália e 2016, na Coreia do Sul.

“Precisamos patrocinar e incentivar não só quando ganham, mas em todos os momentos. Nosso governo tem feito isso para valorizar a nossa terra, valorizar o que temos de melhor e vamos continuar ajudando”, ressaltou o governador Pedro Taques.

Para o secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, o Flor Ribeirinha é um espelho para os demais grupos, no entanto, nos últimos anos foram formados menos grupos.

“A vitória é um processo construído aos poucos e neste momento que o Flor Ribeirinha está vivenciado, temos que trabalhar esta energia no resgate do siriri e também do cururu”, pontuou.

Emocionada, a presidente e fundadora do grupo, Domingas Leonor, agradeceu o apoio dos poderes executivo e legislativo.

“Trabalhamos muito lá, fiquei nervosa. Vim várias vezes ao gabinete do governador pedir ajuda, porque não tínhamos recursos para comprar a passagem para todos, e ele nos apoiou”, contou Domingas.

Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o secretário de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, anunciou que para os 300 anos de Cuiabá, o município está preparando uma série de ações para auxiliar os grupos nos quintais de siriri.

“Vamos apresentar um projeto chamado “Quintais Cuiabanos”, que dará estrutura para que estas comunidades possam se manter com melhores condições e chegar ao mesmo patamar do Flor Ribeirinha”, explicou o secretário.

Diretor-executivo do grupo, Jeferson Guimarães, relatou os desafios para que chegassem até a Turquia, como funciona a avalição dos jurados e destacou a emoção de receber o troféu de ouro em uma premiação internacional.

“A dificuldade que a cultura popular mato-grossense passa nesse momento vem de encontro com a necessidade de mostrarmos para o mundo que a nossa cultura, a nossa identidade, é algo tão especial e que vai fazer com que tenhamos mais força. Todos nós que praticamos essa cultura, temos o dever de mostrar, divulgar e manter a nossa identidade”, disse.

Também acompanharam as homenagens a mãe do governador Pedro Taques, Eda Taques, o deputado estadual, Eduardo Botelho, e os secretários estaduais, Paola Reis (Casa Civil), Wilson Santos (Cidades), e Kleber Lima (Gabinete de Comunicação).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here