Escola nova traz esperança e otimismo a alunos de Várzea Grande

0
209
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Com os óculos pendurados na gola do uniforme escolar e a mochila nas costas, o aluno Vicente Aparecido de Oliveira, de 79 anos, observava de longe o novo prédio da escola estadual onde estuda desde o início deste ano: a EE Profª Elizabeth Maria Bastos, localizada no bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande. Ao lado do colega e também aluno, João Bosco Ribeiro, de 62 anos, elogiava a estrutura da unidade, inaugurada na noite de ontem (15.08) e que já está proporcionando mais esperança e entusiasmo àqueles que esperam concluir os estudos em breve, com qualidade e bem-estar.

Mesmo com histórias de vida distintas, Vicente e João foram afetados pela mesma realidade: trocaram livros por enxadas ainda na adolescência, para ajudar no sustento da família. Hoje, Vicente, que é aposentado, cursa o 6º e o 7º anos do Ensino Fundamental, e João, que trabalha na construção civil, conclui o 3º ano do Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Eles são os alunos mais velhos da escola e inspiram os mais jovens pela disposição em retomar os estudos após tantos anos distantes da sala de aula. Vicente tem oito bisnetos e, João, um. Ambos deram aos filhos a oportunidade de frequentar a escola e se sentiram motivados a continuar aprendendo. “Vi que estudar é importante e me senti muito bem quando voltei, há quatro anos. Faz bem para a saúde da gente, mantém a mente ocupada e descobrimos coisas que nem imaginávamos”, lembrou João, que todos os dias vai para a aula de bicicleta.

Estar na escola é motivo de orgulho para Vicente. “Acredito que a população toda merece uma escola bonita como essa. É maravilhoso poder estudar aqui, que com certeza é a melhor de toda a região”, disse Vicente. O colega também elogia o novo espaço e garante que aprender em um prédio bem construído aumenta o interesse dos alunos e colabora com o aprendizado. “Achei tudo muito bom, estou muito feliz por vivenciar isso”, afirmou João.

Outra aluna da EJA que adorou a nova escola é a Terezinha Guimarães, de 51 anos, que estuda junto com a neta, Carla Jandira, de 16 anos. Ela também sempre morou em área rural e trabalhou na roça a vida inteira. “Sempre vivi em fazenda, me casei e logo vieram os filhos, depois os netos. Começava a estudar e parava porque ajudava a cuidar das crianças. Mas agora decidi terminar, ainda mais nessa escola nova, que é linda, e uma ótima oportunidade de aprender mais”, ressaltou Terezinha, que está no 1º ano do Ensino Médio.

Pró-Escolas

Até poucos dias a EE Profª Elizabeth Maria Bastos funcionava em um prédio alugado, localizado no mesmo bairro. Com 1,6 mil estudantes e uma das melhores estruturas de Várzea Grande, essa é a 17ª escola estadual inaugurada pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).

No total, foram investidos R$ 5,2 milhões na unidade, que vai beneficiar mais de mil famílias dos bairros Jardim Eldorado, São Matheus, Formigueiro, Parque Sabiá, Residencial São Benedito, Novo Mundo e Jardim Mossoró.

Até o final de 2018, o Pró-Escolas será responsável pela inauguração de 35 novas escolas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas gerais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here