Caravana de Juína já possui mais de 3.600 pacientes agendados

0
197
Reprodução
ALMT

A 9ª edição da Caravana da Transformação, que ocorrerá no Centro de Eventos do município de Juína entre os dias 19 e 29 de setembro, já tem 3.682 pacientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que receberão atendimento oftalmológico. Estas pessoas, oriundas dos 13 municípios beneficiados pela edição, passarão por consulta, exames e cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

Durante reunião com gestores, reguladores e técnicos de Saúde, realizada nesta terça-feira (29.08), no município de Juína, a coordenação executiva da Caravana da Transformação fez a apresentação do projeto, forneceu instruções para a regulação destes pacientes e tirou as principais dúvidas sobre o atendimento oferecido durante os dias de evento.

Na oportunidade, o coordenador-geral da caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, fez questão de destacar a importância da parceria entre Estado e municípios envolvidos. “De todos os critérios que consideramos ao levar uma caravana para um município, o que mais importa para nós é o quanto a cidade quer esse evento. Porque a caravana nada mais é do que uma grande parceria entre Estado e municípios”, destacou Arlindo.

A escolha de Juína como cidade-sede seguiu este critério. O prefeito do município, Altir Peruzzo, fez questão de lembrar de seu esforço junto com outros prefeitos da região, para que a Caravana fosse levada para a localidade. Segundo o gestor municipal, a região possui aproximadamente 160 mil habitantes.

“Quero agradecer em nome de toda a região por terem entendido a nossa necessidade e quero dizer que nós faremos o possível para que essa Caravana seja um sucesso, não só para o Governo do Estado e para nós, gestores municipais, mas que seja um sucesso para toda a população”, ressaltou Peruzzo.

A distância de 160 km do município de Juruena até a cidade-sede da Caravana, Juína, não é nada perto da distância que o município enfrentou para chegar em Alta Floresta, em junho deste ano, quando a 7ª edição da Caravana foi realizada. Na ocasião, o vice-prefeito e também secretário de Saúde de Juruena, Elvio de Lima, relembra que foram quase 10 horas de viagem, inclusive tendo que pegar uma balsa, para o transporte de 40 pacientes. Destes, alguns estavam há mais de 10 anos na fila de espera.

“Pelo trabalho que foi feito lá em Alta Floresta, a gente pode dizer que esse momento é especial e essencial. Eu tenho conhecimento de causa sobre o que é a Caravana e posso dizer que ela vai melhorar muito o atendimento destes pacientes que aguardam na fila de espera”, destacou Elvio, que pretende levar desta vez 150 pacientes a Juína.

Como ser atendido

O atendimento oftalmológico durante a Caravana da Transformação é direcionado a pacientes acima dos 55 anos, salvo os casos de catarata congênita, traumática ou complicada. Para ser atendido é necessário procurar a Secretaria Municipal de Saúde dos municípios beneficiados, com identidade e Cartão SUS.

As consultas e exames ocorrerão entre os dias 19 e 24 de setembro. Já as cirurgias agendadas no evento serão marcadas entre os dias 20 e 29 de setembro. A Caravana da Transformação também oferece atendimentos de Cidadania, entre eles emissão de documentos como RG, CPF e 2ª via de certidões, testes de DNA, mutirão fiscal, exposições, oficinas e palestras. Os atendimentos de Cidadania são abertos ao público e acontecem nos dias 21, 22 e 23 de setembro.

Municípios beneficiados

Além de Juína, outros 12 municípios serão atendidos pela iniciativa. São eles: Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rondolândia e Tabaporã.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here