Cuiabá registra temperatura mais alta do ano e termômetros podem chegar a 41ºC na sexta

0
338
Reprodução
CAMARA VG

Olhar Direto

A capital mato-grossense continua a mostrar porque é conhecida pelo apelido de ‘Cuibrasa’. A Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 40.7ºC na última terça-feira (29). O calor não deve se despedir tão cedo da ‘Cidade Verde’, isso porque na próxima sexta-feira (01) os termômetros podem chegar a 41ºC.
 
Segundo a Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional, que é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos, Cuiabá marcou 40.7ºC, às 14 horas da última terça-feira. A temperatura foi maior que a registrada um dia antes, de 39.8ºC.
 
A umidade relativa do ar também chegou a níveis alarmantes na terça-feira, no mesmo nível que o deserto do Saara. A capital mato-grossense teve 15% de umidade, enquanto que no deserto ela varia entre 10% e 15%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) avalia que a umidade relativa do ar ideal é de 60%.
 
O calor não deve dar trégua aos cuiabanos. Para a próxima quinta-feira (31), a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que a máxima poderá chegar aos 38ºC, enquanto a mínima não deve ser menor que 21ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 27% e 63%.
 
Setembro promete temperaturas ainda mais altas. Para o primeiro dia do mês, na sexta-feira, a máxima poderá chegar aos 41ºC e a mínima será de 21ºC. A umidade relativa do ar deverá variar entre 23% e 69%. A variação térmica será de 20ºC. No sábado (02), a máxima prevista também é de 40ºC. Em todos as datas, o céu deverá ter sol na maior parte do dia. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here