Mulher encontrada morta dentro de veículo é identificada através do Sistema AFIS


0
Foto: Reprodução

Uma mulher encontrada morta dentro do porta-malas de um veículo no bairro Água Vermelha, no dia 28 de agosto, foi identificada pela Politec com o auxílio do Sistema informatizado AFIS da Polícia Federal. A Gerência de Plantão Integrado procedeu à coleta das impressões digitais da vítima não identificada no Instituto Médico Legal, enviando-as para pesquisa no banco de dados AFIS.

O sistema é utilizado pela Politec para consulta, tanto na área cível- através de buscas pelo passaporte, e criminal- através do banco de dados nacional. A pesquisa associou os dados biométricos da vítima à identificação de Francisca da Costa Lobão Neta.

Com a identificação da vítima, a Polícia Judiciária Civil pode, então, dar prosseguimento às investigações, com a abertura de inquérito para apurar as circunstâncias da morte.

Sistema Afis

O Afis é o Sistema Automatizado de Reconhecimento de Impressões Digitais que funciona como uma central de pesquisas, interligando informações civis e criminais da Politec com as Polícias Civil e Federal de vários estados do País. O software integra o Sistema de Identificação Nacional e permite a inserção de informações sobre criminosos em tempo real, como também obter dados de um possível suspeito.

As impressões digitais são enviadas para uma estação de trabalho onde um papiloscopista faz comparações e medições visuais, através da visualização lado a lado da impressão investigada com a impressão candidata retornada pelo AFIS.

Deixe um comentário