Incêndio em área de preservação já destruiu quase 6 mil hectares

0
240
Foto: Reprodução
CAMARA VG

O Documento

O incêndio florestal que atinge a Área de Proteção Ambiental (APA) em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, já destruiu quase 6 mil hectares na região. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional de Chapada do Guimarães, o fogo ainda é combatido por brigadistas do parque e pelo Corpo de Bombeiros.

O fogo foi identificado na semana passada e desde então é combatido na região. De acordo com o ICMBio, o lado sudeste do incêndio, que oferecia maior risco ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, está controlado. No sudoeste, a ‘cabeça’ do incêndio segue sendo combatida, já com menos força na planície.

Conforme o instituto, a área atingida aumentou menos que no dia anterior, totalizando até o momento 5.955 hectares nos municípios de Chapada dos Guimarães e em Cuiabá.

Com base nos focos de calor e nos dados obtidos nos reconhecimentos aéreo e terrestre, estima-se que o fogo atingiu aproximadamente 4.875 hectares na APA Estadual da Chapada dos Guimarães, 800 hectares fora de unidades de conservação, 225 hectares no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e 55 hectares na APA Municipal Aricá-Açu.

As equipes do ICMBio e do Corpo de Bombeiros continuam em campo revezando trabalhos de controle, extinção e vigilância da área incendiada. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães segue com as atividades de rotina e a visitação aberta em todos os atrativos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here