Nossa de Livramento resgata história da padroeira com encenação ao público

0
255
Foto: Reprodução
CAMARA VG

O Documento

A festa de Nossa Senhora do Livramento, que será realizada de 8 a 10 de setembro, na cidade homônima a sua padroeira, resgata a valorização da cultura e os artistas da terra. 

Para isto, toda a programação foi montada para ressaltar desde o folclore, passando pela história, bem como, os artistas locais. 

A abertura acontecerá no dia 8 deste mês com o grupo mato-grossense de projeção folclórica Chalana, da cidade de Cáceres. A atração encenará na praça de ventos Fernando de Barros, o primeiro milagre de Nossa Senhora do Livramento. 

De acordo com os fiéis, este fato se deu quando encontraram um casal de irmãos, crianças, que desapareceram na mata os ajudaram a retornar para a casa dos pais. Um momento emocionante que o público terá o privilégio de ver encenação. 

Já no sábado, dia 9, é a vez do grupo de apresentação folclórica Bacuri, de Nossa Senhora Do Livramento, que irá encenar a chegada da imagem nas terras livramentenses. 

Segundo historiadores, a imagem da Santa chegou a cidade ( que naquela época chamava São José dos Cocais), através de um grupo que viajava com destino ao município de Vila Bela da Santíssima carregada em cima do lombo de um burro.

A Comitiva parou para descansar e na saída o animal que carregava a imagem da Santa empacou, não queria mais sair do lugar, ao tirar a carga do burro onde estava a imagem da Santa, o animal andava, colocava a carga o animal empacava não saia do lugar,após varias tentativas a comitiva decidiu deixar a Imagem da Santa no Local, onde construiu uma capela para abrigar a Imagem da Santa Nossa Senhora do Livramento, local onde hoje se ergue a Igreja de Nossa Senhora do Livramento. 

No domingo (10), último dia de festa e pra fechar com chave de ouro, dona Domingas e o grupo Flor Ribeirinha encenarão a importância das tradições religiosas, da fé popular e as rezas cantadas, no devocional Mariano. 

Todas essas apresentações serão realizadas às 22 horas, antes dos show com as bandas regionais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here