Gefron apreende oito toneladas de produto de contrabando em dois meses

0
175
Reprodução
CAMARA VG

Oito toneladas de produto de contrabando foram apreendidas e uma aeronave e 24 veículos foram recuperados nos dois primeiros meses do novo comando do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron). Os números expressivos representam a integração com as demais forças de segurança que atuam na região.

Foram ainda 21 veículos apreendidos, 57 boletins de ocorrências registrados, 15 prisões de foragidos da justiça, apreensão de nove armas de fogo em posse de criminosos, além de 68 munições de diversos calibres. Mais de 450 quilos de pasta base de cocaína retiradas de circulação e apreendidos mais de R$ 20 mil de produto frutos de evasão de divisas.

Para o coordenador do Gefron, tenente-coronel PM, José Nildo Silva de Oliveira o resultado é fruto de muito trabalho, planejamento e empenho da tropa. “Precisamos manter o olhar estratégico para o policiamento de fronteira. Ações pontuais têm dado resultados e feito a diferença nos nossos trabalhos”, disse.

Com mais de 980 km de fronteira seca com a Bolívia, a estratégia do Gefron é patrulhar rodovias, estradas vicinais, realizar operações, barreiras fixas e volantes. A região conta com efetivo de 142 policiais especializados.

O coordenador também destacou as ações integradas com órgãos de segurança pública estadual e federal. “Não podemos esquecer do apoio que recebemos das unidades que trabalham conosco na fronteira e que contribuem com o resultado. A integração das forças ajuda a promover a segurança na fronteira”.

Gefron

Há 15 anos o Gefron é vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O grupo é responsável pelas atividades de combate a crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, evasão de divisas e roubos de veículos.

O Gefron conta com três postos de fiscalização: Matão (no município de Pontes e Lacerda), Vila Cardoso (em Porto Esperidião), Avião Caído (em Cáceres), além da base operacional do grupamento em Porto Esperidião.

Os policiais também atuam em parceria nos seis postos fixos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) do Corixa, Corixinha, Las Petas, Fortuna, Ponta do Aterro e Marfil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here