terça-feira, 27 de outubro de 202621:13
0 Entrar
Cidade 20 de setembro de 2017

Umidade chega ao nível do deserto do Saara e temperatura bate os 40ºC em Cuiabá

Olhar Direto A umidade relativa do ar em Cuiabá chegou novamente ao nível do deserto do Saara, nesta quarta-feira (20). Segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade chegou a 14%. Já conforme os dados do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a temperatura bateu os 40ºC e a umidade chegou a 13%. O

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Olhar Direto

A umidade relativa do ar em Cuiabá chegou novamente ao nível do deserto do Saara, nesta quarta-feira (20). Segundo a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade chegou a 14%. Já conforme os dados do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a temperatura bateu os 40ºC e a umidade chegou a 13%.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já havia previsto que a quarta-feira poderia chegar aos 40ºC, o que se confirmou. Com a umidade variando entre 13% e 14%, mais uma vez a capital mato-grossense atingiu o mesmo nível do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%. Por conta disto, é recomendada a utilização de umidificadores de ar ou toalhas molhadas.
 
Para a próxima quinta-feira (21), a expectativa é que os termômetros batam novamente a casa dos 40ºC, com a sensação térmica podendo ser ainda maior. A mínima não deve ser menor que 25ºC. A umidade relativa do ar deverá subir, mas pouco, ficando entre 26% e 63%. A chance de chuva, conforme o CPTEC, é praticamente nula nos dois dias.
 
Os índices de radiação ultravioleta em Cuiabá chegaram ao nível considerado ‘extremo’ nesta quarta-feira (20), e voltam a atingir este número no próximo sábado (23). Quinta e sexta-feira, o número cai, mas continua ‘muito alto’, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.
 
De acordo com a dermatologista Elaine Togoe Kunze, são necessários diversos cuidados quando os índices atingem números tão altos: “Realizar uso de protetor solar com fator de proteção ( FPS) acima de 30, reaplicar em áreas expostas ao sol a cada 3 horas. As roupas com fator de proteção são ótimas escolhas. Lembrar de chapéus, sombrinhas, óculos de sol para complementar. Evitar a exposição solar exagerada entre 10:00 e  15:00”, recomenda.
 
Cuidados
 
Com a umidade relativa do ar transitando entre os 15 e 30% nos últimos meses, a população cuiabana procura diversas formas de melhorar o ambiente onde estão e consequentemente, sua qualidade de vida. Uma destas alternativas, para muitos, é colocar um balde ou uma bacia com água dentro do quarto antes de dormir. Segundo o pneumologista Lucas Bello, no entanto, isso não passa de um mito.
 
“Apesar de existir a crendice, o balde e a bacia não ajudam, porque a quantidade de água que evapora é muito pequena. Você pode prestar atenção que, se colocar, no outro dia de manhã eles ainda estarão cheios”, explica. Para o médico, o ideal é utilizar um umidificador ou, se não for possível, colocar toalhas molhadas pelo chão. “Desta forma sim, pois quando colocamos as toalhas, no dia seguinte elas estão secas”.
 
Toalha molhada e umidificador são apenas algumas formas de se prevenir de doenças respiratórias, alergias e infecções que se proliferam durante a época da seca, que em Mato Grosso normalmente segue até o final de setembro.
 
Segundo Dr. Lucas, os principais cuidados necessários nesta época do ano são, além da utilização de umidificador e toalhas, a ingestão de líquidos e evitar a prática de exercícios físicos das 12h às 15h. “Essa faixa de horário é a mais crítica, em que o ar está mais seco. O mais indicado é que se faça atividade física no início da manhã, e, em segundo lugar, no final da tarde”.

redaçao

Redação do Fala Meu Povo MT.

Ver matérias
Receba as notícias no celular:

Mais em Cidade

Ver editoria