Campanha estadual propõe conscientização no trânsito

0
211
Foto: Marcos Lopes/ALMT
ALMT TRANSPARENCIA

O deputado Adalto de Freitas (SD) lançou, por meio de indicação campanha estadual para conscientização no trânsito aos motoristas e pedestres que trafegam pelo município de Barra do Garças. Em justificativa, o parlamentar afirmou ser necessária a realização de palestras para esclarecimento dos perigos pela falta de atenção, desobediência à sinalização e ultrapassagens indevidas. “Ações são necessárias para que todos se sensibilizem, tanto pedestres como condutores de veículos, sobre a sua responsabilidade no trânsito. Precisamos ter consciência dos riscos causados com atitudes imprudentes”, avaliou.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos,  aproximadamente 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões, convivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009, em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta.

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O que representa um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Sem campanhas de conscientização, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.

Reservatório de Água

Para Pontal do Araguaia, o deputado indicou a necessidade de se disponibilizar auxílio financeiro para ampliação do reservatório de água. A solicitação foi feita pela vereadora  Maria Glória da Silva que explicou sobre a necessidade de ampliar a reserva de água do município, devido o reservatório atual comportar somente 300 mil litros, o que não garante o abastecimento local.

“Reforço a imprescindibilidade de se auxiliar no que tange ao aumento do depósito, de forma que todos os moradores possam ter acesso à água – recurso ambiental essencial para a vida e fator primordial de desenvolvimento humano”, finalizou

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here