Secitec leva enfermagem à Caravana da Transformação de Juína

0
267
Reprodução
CAMARA VG

Como em todas as Caravanas, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (Secitec) trouxe também à Juína os atendimentos dos alunos do curso técnico de enfermagem. A equipe da Escola Técnica Estadual de Sinop percorreu mais de 500 quilômetros para levar exames de índice glicêmico, aferição de pressão arterial e tipagem sanguínea para o público do evento, além de ministrar treinamentos de primeiros socorros para as 7 turmas de alunos de Escolas Estaduais que visitaram o estande da Secitec. 

Em três dias a equipe, composta por dois professores e oito alunos 1o ano do curso, atendeu mais de quinhentos participantes. Para a coordenadora da ETE Sinop, Neusa de Paula, que conduziu a ação, o resultado vai além dos exames realizados. "A ETE Sinop atende boa parte da região norte e sabe da importância que o Governo do Estado tem dado ao ensino técnico. Além da oportunidade de atender, os alunos ainda realizam um trabalho social e pode viver a importância e a responsabilidade de uma formação adequada", afirma Neusa. 

Para a professora Pricila Carla Tiziane, que há quatro anos leciona na ETE Sinop e já acompanhou diversas turmas de enfermagem, a ação melhora a percepção da sobre as disciplinas estudadas. "Eventos como a Caravana, que  estreitam os laços do atendimento, fazem com que os alunos consigam correlacionar a teoria com a pratica. E tudo isso aimda amplia a visão sobre o mercado de trabalho. Cada dia é um novo aprendizado", conta Pricila. 

A ETE Sinop tem  56% de seu cursos técnicos em turmas fora de sede, atendendo nove municípios do médio norte e norte do Estado. Somente em Juína, a Secitec inicou três turmas do Mediotec em agosto para os cursos de técnico em agricultura, agropecuária e hospedagem.

O superintendente de Ensino Profissional e Superior da Secitec, Joaci Conceição Silva, explica que além dessas 75 vagas do MedioTec na cidade, a Secitec realiza em Juara os cursos de técnico em edificações, secretariado e agropecuária, atendendo mais 100 alunos, o que reitera a importância da nova ETE Juara.

"A demanda da região é grande e a logística desafiadora. Levar ensino técnico de qualidade às cidades mais distantes é resultado de um olhar diferenciado para quem precisa de oportunidade. A construção da nova Escola Técnica de Juara é mais uma ação do Governo do Estado, via Secitec, que reforça essa prioridade", destaca Joaci.

A Escola Técnica de Sinop tem 38 turmas – 21 delas, fora de sede, e atende mais de 1,2 mil alunos em 10 municípios do Médio Norte e Norte de Mato Grosso.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here