Congresso Internacional de Educação será em Cuiabá e membros participam de comissão na AL

0
182
Foto: Angelo Varela/ALMT
CAMARA VG

A quarta reunião ordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, realizada hoje (04), contou com a participação de professores que farão parte do III Congresso Internacional de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente (CIFDPD)- evento que ocorre entre os dias 16 e 20 de novembro, em Cuiabá. Durante a reunião também foram analisados e designados relatores para 22 projetos, entre leis e resoluções.

“Trata-se de um evento internacional para marcar a educação em Mato Grosso. A residência docente é uma inovação no currículo do profissional de educação, pois traz a profissionalização do aluno que está se graduando para ser professor”, destacou o presidente da Comissão de Educação, deputado Allan Kardec (PT).

Para o parlamentar, os alunos podem  fazer um trabalho diferenciado nas escolas  a partir de duas formas de regência de ensino: a regência do professor dentro da faculdade, e a outra ainda de dentro da própria escola. “É um tema que está na formação da educação básica e também na Política Nacional de Educação. Entendo que os participantes vão reforçar suas convicções a partir das experiências apresentadas pelos palestrantes”, destacou Kardec.

O professor e doutor em Educação do Núcleo de Articulação para Residência Docente (NARD) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, fez uma explanação aos deputados de como será conduzido o congresso. “Será um intercâmbio de experiências promissoras nacionais e internacionais sobre residência docente e o desenvolvimento profissional docente”, explicou Kapitango.

Segundo o professor, o evento será de suma importância para Mato Grosso. “Ganha ainda mais porque traremos uma temática de formação dos profissionais com aprendizado internacional”, ressaltou ele.

O III CIFDPD fornecerá indicadores para o planejamento e tomadas de decisões em políticas públicas educacionais, em especial, os da formação dos profissionais da educação básica no estado. “Traremos colegas experientes de vários países para discutir a temática”, frisou.  Na condição de apoiadora do evento, a Assembleia Legislativa dispôs o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (no dia 16/11) para sediar a abertura do congresso.

Sobre os projetos deliberados durante a reunião, 18 são projetos de lei e quatro de resolução, conforme descritos abaixo:

1 – PL 783/15. Dep. Dilmar Dal Bosco. Cria o Circuito Mato Grosso de Corridas.

2 -. PL 212/16. Dep. Wilson Santos. Insere o programa de Integração Família e Escola na gestão da Educação Básica na Rede Pública Estadual e dá outras providências.

3 – PL 225/16. Dep. Eduardo Botelho. Dispõe sobre a obrigatoriedade de inserir em placas de rodovias, prédios e espaços públicos do estado de Mato Grosso nominados por datas ou personalidades da história, informações resumidas sobre o respectivo histórico.

4 – PL 85/17 Dep. Sebastião Rezende. Cria o prêmio “Professor Nota Dez”, para os educadores do ensino fundamental e médio da rede estadual, no Estado de Mato Grosso.

5 – PL 238/17 Dep. Saturnino Masson. Fica Instituída A "Campanha Aluno Consciente" no âmbito da rede estadual de ensino do Estado de Mato Grosso.

6 – PL 250/17. Dep. Guilherme Maluf. Institui a Calçada do Mérito Desportivo Mato-grossense.

7 – PL 253/17. Dep. Silvano Amaral. Obriga a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula nas escolas que oferecem ensino infantil, fundamental e médio no Estado de Mato Grosso.

8 – PL 268/17. Dep. Saturnino Masson. Dispõe sobre o "Programa de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Irlen" nas escolas públicas e privadas do Estado de Mato Grosso.

9 – PL 271/17. Dep. Oscar Bezerra. Dispõe sobre a implantação da Semana Estadual Contra o Crime de Tortura nas Escolas Públicas e Privadas no âmbito do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.

10 – PL 273/17. Dep. Wagner Ramos. Dispõe sobre o incentivo da leitura da Constituição Federal nas escolas Públicas e Privadas no Estado de Mato Grosso.

11- PL 298/17. Dep. Jajah Neves. Inclui no currículo da rede estadual de ensino público e particular do estado de Mato Grosso o conteúdo que trata da cidadania e ética.

12 – PL 312/17. Dep. Allan Kardec. Dá nova redação ao artigo 2º e acrescentam os incisos I e II, a Lei nº 9.474/2010 – Academia de ginástica ao ar livre no âmbito do Estado de Mato Grosso.

13. PL 322/17. Dep. Wagner Ramos. Dispõe sobre a Política Estadual de Fonoaudiologia nas escolas Públicas do Estado de Mato Grosso.

14 – PL 334/17. Dep. Jajah Neves. Institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao “bullying" e ao "ciberbullying" no Estado de Mato Grosso.

15 – PL 350/17. Dep. Eduardo Botelho. Dispõe sobre o oferecimento de atendimento psicológico ou psicopedagógico nas escolas públicas e privadas do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

16 – PL 367/17. Dep. Jajah Neves. Institui no âmbito do Estado de Mato Grosso o “Programa Doadores do Futuro” e dá outras providências.

17 – PL 375/17. Dep. Dilmar Dal Bosco. Declara a Vaquejada como Patrimônio Cultural do Estado de Mato Grosso.

18 – PL 437/17 Dep. Zeca Viana. Institui, o município de Alto Araguaia como a capital dos festejos e tradições da cultura nordestina no Estado de Mato Grosso.

19 – PR 51/17. Dep. Eduardo Botelho. Dispõe sobre a criação do Coral da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, e dá outras providências.

20 – PR 249/17. Dep. Saturnino Masson. Institui o título honorífico ordem do mérito legislativo profissional da imprensa e comunicação "Clóvis Roberto Balsalobre de Queiróz" na Assembleia Legislativa de Mato.

21 – PR 263/17. Dep. Pedro Satélite. Concede a Comenda "Desbravador Migrante Norberto Schwantes" a senhora Luiza Eliza Farinon Schinaider.

22 – PR 317/17. Dep. Jajah Neves. Dispõe sobre a criação do aplicativo para Smartfones “ É meu Direito” no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here