Equipe da Sema realiza visita técnica em Foz do Iguaçu

0
199
Reprodução
CAMARA VG

Equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta semana uma visita técnica em Foz do Iguaçu, no Paraná, para conhecer as instalações do programa 'Cultivando Água Boa' (CAB). A proposta é firmar parceria com a empresa Itaipu Binacional para a realização de ações e políticas de utilização consciente da água.

Para a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, o programa é exemplo de responsabilidade ambiental e social. Ele já promoveu recuperação de nascentes e áreas de corredor ecológico, tanto no Brasil como Paraguai. Além disso, o CAB permite o apoio à agricultura familiar para recuperação das nascentes, consorciada com redução de consumo de água e ainda aproveitamento dos resíduos para geração de gás e renda. A conservação do solo também tem destaque com o trabalho de melhoria das estradas rurais, parceria da Itaipu e os municípios.

“A Itaipu nos mostrou na prática como o envolvimento de vários atores pode resultar em benefícios relevantes para a sociedade. Voltamos com planos para implementar, em cooperação com a Itaipu Binacional, o programa em Mato Grosso, com criatividade e envolvimento do poder público e da sociedade”, informa a secretária.

A visita técnica ocorreu de terça a sexta-feira (03 a 06.010). Também participaram da atividade os superintendentes de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços, Lilian  Ferreira; de Recursos Hídricos, Luiz Henrique Noquelli; de Educação Ambiental, Vânia Márcia Montalvão; de Gestão Florestal, Sueli Menegon e a coordenadora de Ordenamento Hídrico, Lorena Nicochelli.

Sobre a Itaipu Binacional

É hoje a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, o programa 'Cultivando Água Boa' é um movimento pela sustentabilidade que visa o cuidado com as águas nos setores de distribuição de energia elétrica. Atuando desde 2003, o movimento desenvolve atualmente 25 programas de cunho socioambiental e 65 ações, além de contar com mais de 2 mil parceiros, entre estes, ONGs, instituições de ensino, cooperativas, associações comunitárias e empresas públicas e privadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here