Mutirão do BB tem índice de mais de 80% de acordo

0
220
Reprodução
CAMARA VG

O Mutirão de Conciliação do Banco do Brasil, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos do Fórum de Cuiabá, alcançou índices de mais de 80% de acordos. Foram negociados R$ 350 mil em indenizações que o banco irá pagar a clientes e ex-clientes por falhas nos serviços prestados pelo banco, como cobranças de taxas indevidas e devoluções de cheques indevidas.

 

Além dos processos em que o BB era demandado por falha em serviço, o mutirão também englobou ações de cobrança de honorários advocatícios de profissionais que trabalharam para a instituição e não haviam recebido. O mutirão, realizado na semana passada, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, negociou processos que tramitavam nos juizados especiais e alguns das varas cíveis da Capital.

 

A coordenadora do Cejusc da Capital, juíza Adair Julieta da Silva, avalia como uma experiência exitosa. “Esta é a primeira vez que o Banco do Brasil nos procurou solicitando as audiências concentradas. Como o resultado foi bastante positivo, o BB quer continuar com a parceria com o Cejusc para novo mutirão no ano que vem”, comemorou a magistrada.

 

Conforme a juíza Adair, a conciliação só traz benefícios para todas as partes e a própria sociedade já percebeu isso. “Os altos índices de acordo demonstram que as pessoas querem resolver o seu litígio através do acordo, do diálogo, da conciliação e da paz, pois é a forma mais rápida de resolução. As partes saíram satisfeitas e o Judiciário também, porque teve uma baixa no nosso estoque processual. Logo após o acordo, os processos são arquivados. Isso reduz a nossa taxa de congestionamento, que mede a celeridade da prestação jurisdicional. Se a taxa de congestionamento é muito alta, significa que existem muitos processos parados”, explicou a magistrada.

 

Até o final do ano, o Cejusc da Comarca de Cuiabá ainda vai realizar mais três mutirões de conciliação, da concessionária de energia Energisa, da cooperativa de serviços médicos Unimed e da Universidade de Cuiabá (UNIC).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here