Rondonópolis tem recorde de voluntários formados na Caravana da Transformação

0
216
ALMT

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Mato Grosso realizou neste sábado (02.12) a entrega de 967 certificados aos alunos que passaram pela capacitação em voluntariado. Os novos voluntários vão integrar a equipe de acolhimento e credenciamento da 11ª edição da Caravana da Transformação, que iniciou neste domingo (03.12), em Rondonópolis.

Esta é a edição com maior número de voluntários formados. Até então, Juína havia sido o município com maior número de capacitados. O resultado é motivo de orgulho para o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, que esteve presente na entrega dos certificados. “O povo rondonopolitano por si só é solidário, ele participa, ele ajuda, ele colabora, ele quer integrar. É um povo politizado, crítico, exigente e agora feliz por essa Caravana”, comemorou.

E um dos exemplos de solidariedade é a jovem de apenas 19 anos, Julia Gabrielly Santana. Nem mesmo a deficiência física foi uma barreira para que ela se formasse como voluntária. “Eu sempre fui muito bem cuidada pelas pessoas desde que nasci, então quando tenho a oportunidade de tratar uma pessoa bem ou ajudar de alguma maneira eu devo retribuir”, contou Julia.

A jovem que trabalha e cursa a faculdade de Recursos Humanos possui uma deficiência física, pois nasceu prematura. Desde cedo, viveu em ambiente hospitalar, pois já passou por sete cirurgias na perna e se prepara para mais um procedimento cirúrgico. E o que a Caravana vai significar para ela? “Crescimento na minha vida e não só para mim, eu quero passar para outras pessoas que independentemente de como elas estão, elas podem conseguir ajudar outras pessoas”, destacou Julia.

Histórias como a de Julia emocionam o secretário adjunto da Defesa Civil e coordenador de Estrutura e Logística da Caravana, Cel. BM Abadio José da Cunha Junior. “Este evento é muito humano, então a possibilidade de você participar e exercitar seu senso de cidadania é muito grande. Cabe a nós, poder público, demonstrar que estamos aqui fazendo nosso melhor”, disse Cunha.

O curso, com carga horária total de 12 horas, oferece noções de combate a incêndio, noções de primeiros socorros, voluntariado e também explica sobre o trabalho da Defesa Civil e da Caravana da Transformação. “São noções básicas que vão desde como manipular um extintor de incêndio, até como salvar a vida de uma pessoa em casos de acidentes”, explicou Cunha.

Para o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, esta edição será inesquecível, já que a cidade desde o início abraçou o projeto. E tudo isso só é possível por causa do voluntariado. “Sem essas pessoas não existe Caravana, pois perdemos assim a solidariedade, o calor humano, que é tão necessário para que possamos atender o cidadão da melhor maneira possível”.

Presente de aniversário

A 11ª Caravana da Transformação pode ser considerada um presente para o município de Rondonópolis. Pelo menos é assim que o prefeito acredita. “Dia 10 de dezembro Rondonópolis completa 64 anos. Na história, esse é o maior presente que a cidade já recebeu. É um momento feliz para mim e para todos e eu gostaria de agradecer ao governador Pedro Taques por essa postura de cidadania em ajudar o povo de Rondonópolis e da região Sul”, destacou José Carlos do Pátio.

A Caravana de Rondonópolis acontece até o dia 17 de dezembro. De 3 a 10 de dezembro, serão realizadas as consultas e exames necessários para o diagnóstico de catarata e pterígio. Já do dia 4 a 17 de dezembro serão realizadas as cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, a Caravana recebe os Dias D de Cidadania, quando a estrutura do Estado realiza os atendimentos à população. Na ocasião, serão oferecidos mais de 60 serviços, entre eles a confecção de documentos pessoais, cortes de cabelo, inscrição para cursos profissionalizantes, palestras, exposições e muito mais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here