PM intensifica patrulhamento rural no Vale São Lourenço e Alto Araguaia

0
215
ALMT TRANSPARENCIA

Lideranças do governo de Mato Grosso, forças policiais e representantes do Sindicato Rural de Jaciara (a 142 km de Cuiabá) se reuniram para traçar planos estratégicos no combate ao crime no campo. A ação de combate à criminalidade nas zonas rurais é realizada pela Polícia Militar e a Força Tática, por meio da Patrulha Rural.

O encontro serviu para estreitar a comunicação entre a polícia e os produtores rurais e, com isso, obter maiores resultados nas ações preventivas e repressivas.

A reunião foi realizada na sede do Sindicato Rural de Jaciara, na sexta-feira (08.12), e contou com a presença dos secretários da Casa Civil e da Segurança Pública, Max Russi e Gustavo Garcia, respectivamente, além de lideranças da sociedade civil organizada e proprietários rurais.

A eficácia do patrulhamento rural depende também da efetiva comunicação entre a comunidade rural e a força policial. Neste sentido, a Polícia Militar solicitou ao Sindicato Rural do município a disponibilização da carta topográfica (localização) das fazendas.

“Esta informação é muito importante para a ação da polícia, já que em muitos casos as propriedades não dispõem de contato telefônico”, disse o comandante da Polícia Militar do 4º Comando Regional em Rondonópolis, tenente coronel Wilker Soares Sodré, ressaltando que a proximidade entre PM e as comunidades rurais é a “essência do patrulhamento rural. E o resultado disso é que os proprietários confiam e passam a contribuir com informações, tornando o policiamento eficiente”.

Nesta sexta-feira (15.12), duas equipes da Polícia Militar realizam o patrulhamento rural nas regiões do Vale do São Lourenço e Alto Araguaia. Com esta cidade, vários municípios que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) estão sendo atendidas, entre elas, Jaciara, Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Santa Elvira, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, entre outros.

O comandante da 14º Companhia de Força Tática de Rondonópolis, major Gleder Cândido Moreno, disse que por meio da patrulha rural ações de abordagem, rondas e bloqueios são realizados.

“Mantemos um contato próximo junto ao produtor rural com a realização de ações preventivas. Já aconteceu durante abordagem a um funcionário ser constatado mandado de prisão em aberto e imediatamente a policia agiu. Nosso objetivo é aumentar ainda mais este contato para proporcionar o crescimento da segurança no campo”, assegurou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here