Em 27 dias, prefeitura autua 600 e distribui R$ 78 mil com multas de veículos pesados

0
189
Reprodução
ALMT

As 32 câmeras de monitoramento instaladas em Cuiabá autuaram mais de 600 motoristas de caminhões que foram flagrados trafegando em horários e locais indevidos desde o dia 1° de dezembro. As multas são de R$ 130,16 e os condutores terão quatro pontos negativos na carteira de habilitação.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), na região central da cidade só podem circular caminhões com no máximo 10 toneladas. Acima desta medida, apenas entre às 20h e 6h. Nos corredores das avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil é permitida a circulação de veículos com até 24 toneladas. Acima disso, somente no horário pré-estabelecido. Em casos onde as cargas transportadas são perecíveis, nitrogênio, concreto e gás, é necessário que haja uma Autorização Especial de Trânsito para circular nos horários de pico.

“Tivemos que voltar o videomonitoramento, pois muitos insistiam em trafegar dentro de Cuiabá causando transtorno”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, que esteve reunido com membros do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Mato Grosso (Sindmat) no mês passado para discutir o uso do videomonitoramento para coibir a circulação de veículos pesados que trafegam sem autorização nas principais vias do centro de Cuiabá e teve o apoio da categoria.

Outra forma que a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já vem usando para diminuir o tráfego desses veículos é por meio da ‘Operação Carga Pesada’. Agentes de trânsito realizaram ações com o objetivo de retirar veículos pesados do perímetro urbano da capital mato-grossense. Em 2017 já foram multados 1.022 motoristas infratores, mesmo antes do auxílio do videomonitoramento.

“A intenção não é multar, mas já fizemos ações educativas e tudo que foi possível, mas o motorista que teimar em andar errado, infelizmente será penalizado”, conclui o secretário. 

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here