Várzea Grande intensifica ação para combater bolsões de lixo em estradas vicinais

0
163
Reprodução
ALMT

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande irá intensificar ações para combater a criação de bolsões de lixo nas estradas vicinais. Fiscais do meio ambiente estão percorrendo todos os bairros da cidade num trabalho de monitoramento das áreas que frequentemente recebem o descarte de lixo.

            
Apesar de a Prefeitura Municipal ter mobilizado equipes para fazer as limpezas, ainda existem pessoas que estão descartando todos os tipos de materiais que vão desde entulhos a lixos domésticos. Conforme a assessoria, esta prática contribui para o aumento nos casos de doenças endêmicas como a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
 
A ação faz parte do pacote de medidas adotadas pela Campanha "Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue" que conforme noticiou o Olhar Direto está ampliando o horário de atendimento de unidades de saúde, reforçando a fiscalização e punindo infratores, além de assegurar o correto tratamento para os doentes.

A estrada que liga o bairro Jardim Primavera ao Portal da Amazônia vem sendo utilizada como depósito de lixo por parte da população. É comum encontrar no local sofás, colchões, pneus, restos de construção, latas de tintas, papelões, restos de móveis e até vestuários.

A situação não é diferente na Cohab João Baracat, onde uma área também está sendo utilizada como descarte de lixo. Em uma operação realizada, nesta semana, desta vez pela equipe de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável acabou resultando na autuação e notificação de um caminhão de empresa de transporte que estava depositando lixo no local.

Segundo informou a secretária da pasta, Helen Farias, o motorista foi autuado, e os fiscais aplicaram uma multa no valor de R$ 5 mil. "Além disso, a empresa teve o prazo de 12 horas para fazer a retirada de todo o descarte depositado na referida área", comentou. 

A secretária informou ainda que os fiscais do meio ambiente estão percorrendo todos os bairros da cidade num trabalho de monitoramento das áreas que frequentemente recebem o descarte de lixo. "O nosso objetivo é orientar as pessoas para que não utilizem essas áreas como depósito de lixo, mas caso sejam reincidentes daí o jeito é aplicar a multa", completou.

MOBILIZAÇÃO

Além da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, as de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável e Defesa Social (Guarda Municipal) também estarão envolvidas neste processo, podendo aplicar multar e até apreender os veículos que forem pegos descartando lixos em locais impróprios.

Vale descartar que a população também pode ajudar o poder público informando os locais e as empresas que estão fazendo o descarte irregular de lixo nos bairros de Várzea Grande. As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria pelo número 0800.647.4142. "Qualquer pessoa pode fazer a denúncia, sendo que a identidade do autor da comunicação será resguardada", garantiu o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here