Governo britânico sinaliza positivamente para ampliação de ‘Rural Sustentável’ em MT

0
194
Reprodução
CAMARA VG

O governo do Reino Unido sinalizou positivamente para a ampliação do projeto ‘Rural Sustentável’ em Mato Grosso. Durante visita a Cuiabá, o embaixador Vijay Ranjagaran frisou a importância do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis voltadas à agricultura familiar como forma de evitar o desmatamento, incrementar a eficiência no campo e ainda combater as mudanças climáticas.

“Mato Grosso tem um papel importante no cenário mundial, por abrigar a Amazônia. Também é um grande produtor de alimentos, como carne e soja, as quais somos importadores, por isso é muito importante o fortalecimento dessa parceria para a segunda e terceira fase do projeto”, afirmou o representante britânico.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, a reunião com embaixador e a alta cúpula do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi positiva para que todas as instituições envolvidas se unissem em prol da implantação da segunda fase do projeto que já está em andamento em outros estados brasileiros e em alguns municípios mato-grossenses.

“Como a nossa vocação é para o meio rural, para a produção, o objetivo é investir nas atividades desenvolvidas pelo médio e o pequeno produtor. Hoje temos mais de 100 mil famílias na agricultura familiar que serão beneficiadas, o que atende a missão da ONU de não deixar ninguém para trás. Além disso, está consonância com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)”, explicou o gestor da Sema.

Os avanços do ‘eixo incluir’, na avaliação do diretor executivo da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), Fernando Sampaio, dependem de investimentos como este, que visam disseminar entre os produtores as boas práticas no campo. “Assim vamos ter a expansão no atendimento da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) e das cadeias produtivas sustentáveis”.

O ‘Rural Sustentável’ é uma iniciativa conjunta entre BID, a Embaixada Britânica e o Ministério de Agricultura, que visa promover eficiência e sustentabilidade no campo, promovendo assim a conservação da biodiversidade e proteção do clima. Em Mato Grosso as ações atualmente se concentram nos municípios de Alta Floresta, Brasnorte, Cotriguaçu, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Querência, Sinop, e Terra Nova do Norte.

Também participaram da reunião na tarde desta terça-feira (06.02), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o governador Pedro Taques, o consultor do BID, Angelo Angel, a consultora sênior para Clima e Sustentabilidade do BID em Brasília, Luciana Carrijo, os secretários de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, o adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Alexandre Possebon, e o prefeito de Querência, Fernando Gorgen.

Sobre o projeto

Além da meta de redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima, o Rural Sustentável visa promover a implantação de um projeto de grande escala que possa contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais conforme previsto no Projeto Rural Sustentável (BR-X1028).

Os estados inseridos são: Pará, Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso (Alta Floresta), Paraná e Rio Grande do Sul. O executor e gestor financeiro é o BID, com cooperação técnica e financiamento do Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF), Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (Defra), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade foi a instituição selecionada no processo seletivo SPD 16-072 para realizar os serviços de “execução e operacionalização de atividades administrativas e logísticas do projeto Rural Sustentável”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here