Seduc inicia certificação de aprovados no dia 15 de fevereiro

0
301
Reprodução
CAMARA VG

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) inicia a certificação de aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) no próximo dia 15 de fevereiro.

O Encceja é uma simplificação do antigo Supletivo. O programa foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de realizar a certificação de pessoas que não concluíram os Ensinos Fundamental e Ensino Médio na idade correta.

Nesta segunda-feira (05.02), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a divulgação das notas dos aprovados no exame para conclusão do Ensino Médio. Segundo o órgão, o resultado referente ao Ensino Fundamental será divulgado no dia 30 de março.

A partir do próximo dia 15 de fevereiro, a Seduc iniciará a certificação dos aprovados. Os candidatos de Cuiabá poderão procurar a sede da Secretaria para realizar a ação. Já os candidatos de cidades do interior do Estado deverão procurar os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) de seus municípios ou as Assessorias Pedagógicas.

Documentação

Para adquirir o certificado, os candidatos aprovados deverão apresentar as cópias e originais do RG e CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 e o resultado do exame impresso.

Encceja

O exame é composto por quatro provas, cada uma, contém 30 questões de múltipla escolha.

No Ensino Fundamental as áreas são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; e Ciências Naturais.

Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para obter o certificado é preciso ter uma nota acima de 100 pontos em cada matéria, precisando acertar um terço da prova, 10 acertos de 30 questões, e também ter tirado nota mínima superior a 5 na redação.

Dúvidas

Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre o Encceja pode ligar diretamente para o Inep pelo telefone 0800 616161. Dúvidas sobre a certificação podem ser sanadas na Seduc pelos telefones 3613-6329 e 3613-6447.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here