Acadêmicos de Medicina disputam a campanha “Sangue de Rock tem poder”

0
203
ALMT

A campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) para aumentar o número de doadores de sangue e garantir o estoque do MT Hemocentro ganha mais uma importante adesão. A banda cuiabana Endorphina está promovendo uma competição entre os acadêmicos de Medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) para ver quem leva o maior número de doadores ao MT Hemocentro de Cuiabá no período de 19 a 23 de fevereiro. É a campanha “Sangue de Rock tem poder”, cujo vencedor será conhecido na noite do dia 24 com grande show da Endorphina no Malcom Pub.

Os acadêmicos candidatos à doação devem identificar a faculdade que representam ao preencher o Cadastro de Doador no Hemocentro MT. No dia 23, o Hemocentro emitirá relatório informando a equipe vencedora e que será premiada com 50 litros de chope.

A parceria com o MT Hemocentro é o primeiro grande evento da banda Endorphina, que é formada por três médicos, um fisioterapeuta e um advogado. O cirurgião Alberto Bicudo Salomão explica que, sabedores da relevância da causa, os integrantes apresentaram o projeto do evento que foi prontamente aprovado pela direção do órgão e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“Não obstante o aspecto pessoal e lúdico citados, a banda, pelas peculiaridades e ideais de seus componentes, se propõe a envolver em suas atividades musicais e culturais as questões humanitárias, particularmente no que diz respeito a campanhas relacionadas à saúde da população sem quaisquer interesses de ordem financeira”, justifica.

A banda quer ajudar a conscientizar a população a respeito da escassez de sangue no MT Hemocentro e motivar as pessoas a se tornarem doadoras.

“Vamos iniciar um movimento em busca do envolvimento do público e dos músicos ligados ao rock em Cuiabá com questões relacionadas às ações do MT Hemocentro de Mato Grosso, criando uma nova geração de apoiadores do enfrentamento de problemas públicos que envolvam a falta de doadores de sangue, medula óssea entre outros”, pontua.

A Endorphina espera que este público dissemine as informações apresentadas para familiares, amigos, conhecidos gerando-se assim uma cadeia do bem.

“Tenho certeza que dia 24 vai ser um dia bem legal, um show bem divertido, e que vamos conseguir sensibilizar muitas pessoas e também outras bandas para apoiar não só essa causa, mas também outras”, observa otimista.

A diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, pontua que as parcerias com empresas públicas e privadas, instituições religiosas e educacionais, setores organizados ou outros segmentos a exemplo da banda Endorphina, são fundamentais para a captação de novos doadores. “São esses parceiros que nos permitem realizar palestras, desenvolver campanhas e que nos ajudam a motivar as pessoas a ir ao banco de sangue público”, destaca a coordenadora.

“Uma boa parte do trabalho que idealizamos depende do apoio destes colaboradores e a eles cabe o mérito de serem heróis sem capa, realizando mais que doações de sangue – sendo verdadeiros exemplos do respeito à vida”, completa.

A banda

Alberto Bicudo conta que a banda é um sonho que começou a tomar forma em 2016 por iniciativa sua e dos colegas Gilmar Espírito Santo e Luigi Brianez, todos médicos cirurgiões, e também o fisioterapeuta Erik Martins e o advogado Cristoppher Moura. “O doutor Gilmar inclusive foi professor de nós dois durante a graduação e a residência médica. Então nos conhecemos de longa data em ambiente de trabalho”.

O primeiro ensaio da banda aconteceu em abril de 2017. A partir do final do ano passado passaram a surgir convites mais frequentes, porque a banda amadureceu.

“Como a banda se solidificou, a ideia é começar a fazer parceria com entidades de saúde, sem fim de políticas partidárias nenhuma, apenas de auxiliar. Não queremos levar nosso nome, nem promover a banda. Uma plateia de amigos ou de 300 pessoas pra nós é indiferente, pois tocamos por prazer e para se divertir. A ideia principal é cativar as pessoas para auxiliar nas causas levantadas”.

O nome Endorphina foi ideia de Gilmar Espírito Santo. A endorfina é um hormônio que é liberado em situações de bem-estar após intensa atividade física, por exemplo, ou quando acontecem coisas boas. “E é a sensação que a gente tem após os ensaios”.

O Malcon Pub, local onde será realizado o show do Endorphina na noite do dia 24, está localizado na Av. Miguel Sutil, nº 10.240, Bairro Santa Rosa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here