Biblioteca de Cáceres passa por revitalização durante Caravana da Transformação

0
184
Reprodução
CAMARA VG

O Sistema Estadual de Biblioteca Pública de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do projeto “RevitaBibliotecasMT” está modernizando e revitalizando a biblioteca pública municipal professora Leonidia Avelino de Moraes, de Cáceres.

O projeto está na cidade junto com a Caravana da Transformação, evento do governo do Estado, que, entre outras coisas, realiza cirurgias oftalmológicas para a população.

Em todas as Caravanas realizadas no Estado, uma biblioteca é revitalizada pelo projeto, ou seja, 12 bibliotecas já foram renovadas pelo governo estadual em parceria com os municípios.

Neste sábado (02.03), após a entrega da biblioteca revitalizada, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldinéia Almeida e a Secretária Adjunta de Estado de Cultura, Emanuelle Calgaro, entregarão kits com exemplares de autores que ganharam o Prêmio Mato Grosso de Literatura de 2017, para fazer parte do acervo revitalizado.

Segundo Waldinéia, o projeto busca ressignificar o conceito de biblioteca, desde a organização do espaço físico, aos serviços que serão prestados a comunidade, desenvolvendo um trabalho de interiorização efetiva, para orientar, capacitar e executar serviços que transformem esses espações em equipamentos culturais vivos e atrativos.

“O RevitaBibliotecasMT é uma proposta de transformação social por meio das bibliotecas, onde em, no máximo, três dias é realizada uma reestruturação do layout da biblioteca e avaliação do acervo, tendo sequência com capacitações e informatização do acervo”, explica a coordenadora.

Waldinéia relata ainda que, apesar das revitalizações, há muita dificuldade das bibliotecas em investimento para manutenção e falta de profissionais habilitados como bibliotecários, pedagogos, historiadores entre outros.

“Sem esses especialistas o município não tem conhecimento para desenvolver a função da biblioteca e acabam tornando esses espaços em depósitos e lugares insalubres”, lamenta, pontuando que o trabalho de revitalização é justamente na tentativa de evitar essa situação.

A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso está representada em 141 municípios por 154 bibliotecas públicas vinculadas ao sistema estadual de bibliotecas de Mato Grosso, (SEBP/MT) sendo uma estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here