Bairros de Cáceres recebem academias ao ar livre

0
203
Reprodução
CAMARA VG

Quatorze academias ao ar livre foram entregues ao município de Cáceres por meio de parceria entre Governo de Mato Grosso e o Distrito 4440 do Rotary Club. As inaugurações integraram a agenda de compromissos do governador Pedro Taques e comitiva, durante a Caravana da Transformação instalada na cidade. No total, serão 100 conjuntos de aparelhos de ginástica, distribuídos em 52 localidades mato-grossenses. Os investimentos somam R$ 2,1 milhões.

As instalações das academias serão realizadas em duas etapas. A primeira, com 50 composições está em fase final. Outros 50 conjuntos serão instalados no segundo semestre de 2018. As obras são conduzidas e vistoriadas pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT), juntamente com Rotary Clube e comunidades.

Durante a inauguração da academia no bairro Jardim União, em Cáceres, o secretário das Cidades, Wilson Santos, enfatizou a importância desse tipo de equipamento público, que proporciona saúde e bem-estar da população. “Fazer exercícios físicos diários reflete diretamente na qualidade de vida e saúde das pessoas, prevenindo diversas doenças como hipertensão e obesidade, por exemplo. Reduz ainda significativamente o consumo de medicação. É um gesto barato e de aparência simples, mas que produz efeitos espetaculares”, disparou durante discurso.

O governador do Distrito 4440 do Rotary, Fernando Dalmolin, agradeceu a parceria com o governo do Estado e lembrou que é única em todo país. Além disso, reforçou a disponibilidade da entidade para outros trabalhos que beneficiem a população. “Não há lugar no país onde exista essa parceria. Esse projeto é um case de sucesso que poderá ser espelho para o Brasil e o mundo. Agradeço todo empenho do Governo, por meio da Secid. Hoje entregamos essas 14 academias em Cáceres, que compõem o primeiro lote de implantações. Ainda esse ano vamos completar as 100 unidades das  composições, espalhadas em Mato Grosso. O Rotary está à disposição para mais parcerias como essas”, disse.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, parabenizou a iniciativa e declarou que o bem-estar das pessoas é a principal missão do gestor. “Essa é a nossa missão, para isso fomos eleitos, buscar proporcionar melhorias e qualidade de vida a população. Parabéns ao Governador Pedro Taques por mais essas obras”.

Representante das comunidades beneficiada, o presidente da associação de moradores de Cáceres, Enezio Mariano da Costa, elogiou o trabalho conjunto e frisou que as academias mudarão a rotina de cada bairro beneficiado. “O Governo têm atendido nossos pedidos. Essas academias são de grande valia para nossa população mais carente. Vai mudar a rotina das comunidades e gerar qualidade de vida e diversão a todos”, contou.

Durante o ato de entrega dos conjuntos de aparelhos de ginástica, o governador Pedro Taques, agradeceu a confiança que o Distrito 4440 do Rotary depositou no Estado. “Essa parceria irá servir de exemplo para diversos municípios, é uma honra e orgulho ser governador e inaugurar essas obras. Obrigado Fernando Dalmolin pela confiança. Nossa gestão está aberta para parcerias como essa, firmadas com pessoas sérias e honestas”, finalizou.

Academias

A construção e instalação de cada academia ao ar livre têm custo de R$ 21 mil. Na parceria, o Governo realiza o repasse do recurso e a implantação fica a cargo do Rotary e da comunidade. Os equipamentos são importantes, segundo seus idealizadores, porque faz parte da medicina preventiva, contribuindo para diminuição de problemas respiratórios, reumáticos e cardíacos. Além é claro, de proporcionar lazer e estimular maior longevidade daqueles que fazem uso dos aparelhos.

O principal público-alvo dessa ação são as comunidades mais carentes de cada região.

A capital mato-grossense está na lista das cidades contempladas com seis unidades que serão instaladas no Ginásio Verdinho, Praça 8 de Abril, Parque das Águas, Orla do Porto, bairro CPA IV e Praça Nova Palmira Pereira.

Também receberão as cademias os municípios de Araputanga, Água Boa, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Carlinda, Campo Verde, Canarana, Cláudia, Curvelândia, Campo Novo do Parecis, Colíder, Diamantino, Guarantã do Norte, Guiratinga, Glória D'oeste, Jauru, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D'oeste, Nova Guarita, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Maringá, Nobres, Paranaíta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, PortoEsperidião, Peixoto de Azevedo, Poconé, Porto Alegre do Norte, Querência, Rio Branco, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Sapezal,  Sinop, Sorriso, Tapurah, Terra Nova do Norte, Várzea Grande, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here