ALMT realizará workshop sobre criação de geoparque em Chapada dos Guimarães

0
198
CAMARA VG

A Secretaria Municipal de Turismo de Chapada dos Guimarães sediará, nos próximos dias 9 e 10 de abril, workshop promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), com o fim de apresentar à comunidade os resultados do trabalho já desenvolvido pela Casa para a criação de geoparque – modelo de desenvolvimento sustentável alicerçado em três pilares: geoconservação, educação e geoturismo.

A proposta para criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães engloba todo o território do município e visa relacionar aspectos relativos a Geologia, Paleontologia, Arqueologia, História, biodiversidade e cultura regional.

Por iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) – hoje licenciado, à frente da Secretaria de Estado das Cidades -, Câmara Setorial Temática (CST) foi instaurada ano passado no Legislativo mato-grossense, sob a presidência do geólogo Caiubi Emanuel Souza Kuhn, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma das instituições parceiras.

A organização do evento em Chapada dos Guimarães também terá a participação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Desenvolvimento Econômico (Sedec); Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat); Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss); Associação de Guias e Condutores de Turismo de Chapada dos Guimarães (AGCE); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Gabinete de Desenvolvimento Regional (GDR); Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube); Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (SINGTUR), além Prefeitura Municipal, anfitriã do workshop.

Da organização, participa ainda o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), órgão do Ministério das Minas e Energia cujos técnicos, inclusive, já têm um projeto elaborado para a implantação do geoparque, desde 2011. Segue o link para inscrição, onde também consta a programação completa do workshop: Geoparque de Chapada dos Guimarães. 
 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdOlLM95Cs9c8YpU

PROGRAMAÇÃO

O evento terá início às 13h do dia 9 de abril. Em seguida, palestra será proferida pelo professor doutor Marcos Antônio Leite do Nascimento, docente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob o tema “O que é um geoparque?”. Depois dele, o presidente da CST, Caiubi Kuhn apresentará o “Histórico da proposta do Geoparque de Chapada dos Guimarães”.

Em seguida, o geólogo Anderson Alves de Souza, do CPRM, abordará “Geologia de Chapada dos Guimarães”. Na sequência, será a vez de Fernando Francisco Xavier, do ICMbio, que vai falar sobre “Turismo de Base Comunitária”.

No dia 10 de abril, também a partir das 13h, o workshop terá prosseguimento com o tema “Turismo em Chapada dos Guimarães” – abordado pelo secretário-adjunto de Turismo daquele município, Luiz Carlos Nigro; pelo titular da pasta, Jorge Defanti; e pelo coordenador de Pesquisa e Planejamento da Sedec, Diego Augusto Orsini Bezerra.

Após, a representante do Ecoss, Suzana Schisuco Hirooka, vai tratar de “Paleontologia e Arqueologia”. Depois dela, a representante do IFMT, professora Natália Rosseto, vai falar sobre “Roteiros turísticos”. O gestor hoteleiro Conrado Vitali Rohde, com o tema “Empreendedorismo e turismo”, vai fechar o ciclo de palestras.

Nos dois dias do evento, durante o período matutino, haverá oficinas – “Geologia básica e geologia de Chapada dos Guimarães”, ministrado pelo professor Caiubi Kuhn; “Réplicas de fósseis em gesso”, cujo facilitador será o geólogo Léo Adriano de Oliveira, da Metamat; “História e Cultura de Chapada dos Guimarães”, ministrado pela professora Vânia Cristina Nadaf, do IFMT.

Haverá ainda oficina sobre “Estruturação de trilhas e suporte”, com a doutora Zuleika Arruda e o mestre Bráulio Carlos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here