Cuiabá recebe encontro indígena em comemoração à Semana do Índio

0
268
CAMARA VG

Começou ontem (17) e segue até amanhã (19) – Dia do Índio – o "IX Encontro Indígena: Saberes sustentáveis dos povos indígenas”, no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. As programações são matutinas e vespertinas e na noite de hoje (18), a partir das 19h, haverá um sarau, com danças, pajelança, cantos, artesanatos e gastronomia típicas. A entrada custa R$ 5 e 1 quilo de alimento não perecível.

O evento é realizado pelo Ponto de Cultura Casa Dom Aquino, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. Tem o apoio da Sala da Mulher, que repassou alguns itens de estrutura física, bem como alimentos arrecadados, a compor – juntamente com os recebidos dos visitantes – cestas básicas para as aldeias participantes.

O encontro, que conta também com palestras, mesas-redondas, oficinas de pintura corporal, apresentações culturais, jogos e brincadeiras – para promover a interação entre as pessoas não indígenas e indígenas – recebe representantes de sete etnias: Rikbaktsá, Bakairi, Kuikuro, Kaiabi, Bororo, Xavante e Waurá.

Uma das organizadoras, Luciana Ferreira, explicou que o encontro tem recebido estudantes desde a educação infantil até o ensino médio, por meio de agendamento escolar prévio. “Estamos acolhendo 580 alunos por período, além do público espontâneo. É uma excelente oportunidade para o visitante conhecer a cultura deles, longe de estereótipos equivocados”, explica.

A administradora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, participou ontem da abertura, às 8h, e voltará esta noite para o sarau, para o qual esta bastante animada. “É muito rico! Quantos saberes, quanta vivência! E é uma honra para nós, da Sala da Mulher, contribuirmos. São nesses espaços que buscamos estar, onde está a população de Mato Grosso como ela é: diversa”, avalia, aproveitando para convidar: “Penso que todos devem arranjar um tempinho e ir hoje à noite, será fantástico!”.

O sarau será hoje (18), às 19 horas, e, amanhã (19), a programação será de manhã e à tarde, se encerrando às 17h. O Museu Casa Dom Aquino fica na avenida Beira Rio, em Cuiabá, em frente ao Centro Universitário Unic. Mais informações, pelos telefones (65) 3634-4858, 9 9635-8341 ou 9 9650-8919.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here