Diego Guimarães entrega presidência do Intermat em menos de 24 horas após ser anunciado no cargo

0
194
CAMARA VG

O vereador Diego Guimarães (PP), que tomou posse como presidente do Instituto de Terras do Estado (Intermat) na última quarta-feira (18), entregou o cargo ao governador Pedro Taques (PSDB) nesta quinta-feira (19), em menos de 24h no comando da autarquia. Diego deve retomar seu mandato na Câmara de Cuiabá imediatamente. Por meio de nota, o vereador afirmou que tomou esta decisão por questões jurídicas. 

"Agradeço ao governador Pedro Taques pelo convite e pela confiança, mas fico impedido de exercer a função para a qual fui convidado porque a Lei Orgânica do Município determina que é incompatível ao vereador assumir uma autarquia estadual. Caso assuma, automaticamente estaria renunciando ao meu mandato. Decidi recusar o convite porque não posso abrir mão do mandato pelo qual fui eleito com 3.183 votos", declarou o vereador.

Conforme o vereador, em consulta prévia à Procuradoria da Câmara lhe foi informado que não haveria impedimento para que ele assumisse o cargo. No entanto, um dia após o anúncio de sua posse, o jurídico do Legislativo emitiu um parecer alegando que, caso assumisse o Intermat, Diego perderia seu mandato automaticamente. Como o ato de nomeação não foi publicado no Diário Oficial do Estado, ele permanece na função de vereador de Cuiabá.

Conflitos no PP

A ida de Diego para o Intermat provocou um racha dentro de seu partido, uma vez que o presidente estadual da sigla, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), é absolutamente contra o projeto de reeleição do atual governador.

“O partido Progressista, enquanto tiver sob nossa liderança, a orientação é de estar longe do governador Pedro Taques. Mas eu sou apenas um voto e dou a minha orientação. Vai ter convenção em agosto e até lá tudo é construção. Eu continuo firme no meu posicionamento”, observou Fonseca, para a reportagem do Olhar Direto, ao saber do convite ao vereador do PP de Cuiabá.

Durante a posse, realizada na manhã da última quarta-feira, Diego argumentou ser “filho da reforma agrária” e disse ser indiferente aos protestos do PP. “Alguns opinam sem conhecer a minha história. Eu sou o primeiro filho da reforma agrária a assumir o Intermat.  Eu sou filho de Guarantã do Norte, meus pais foram para lá por conta da reforma, em um projeto de assentamento do Incra. Vivi a reforma durante toda minha vida”.

Com seu retorno para o Legislativo municipal, Diego reintegra o time de vereadores que são a favor da continuidade da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a ‘CPI do Paletó’.
 

Olhar Direto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here