Delegacia conclui inquérito e indicia suspeito em crimes de injúria, racismo e ameaça

0
371
ALMT TRANSPARENCIA

A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande indiciou Rafael André Janini nos crimes de injúria qualificada, racismo e ameaça, no caso envolvendo a fotografa, Mirian Rosa, 32 anos. O inquérito policial foi concluído no dia 20 de junho e encaminhado ao Fórum de Cuiabá.

Rafael André Janini é o autor dos áudios enviados à vítima no dia 01 de maio, com uma série de xingamentos em razão da cor/raça de Mirian. No inquérito, a Polícia Civil concluiu que as ofensas ocorreram em Cuiabá, por isso foi enviado ao Fórum da comarca de Cuiabá.

Quando interrogado na Delegacia, no dia 7 de maio, o suspeito tentou relativizar seus atos, afirmando que teria agido para se defender após se envolver em discussão com a vítima em um grupo de rede social (whatsapp).

Apesar do “forte conteúdo” ofensivo dos áudios, Rafael afirmou não ser racista, que se declara negro (assim como sua família) e que por isso “não teria como ser racista”.

O interrogado será indiciado pelo crime de racismo em razão de ter ofendido – além de pessoa determinada (Mirian) – toda uma coletividade de afrodescentes ao afirmar, entre outras coisas, que “crioulo não serve para nada”, que é “saco de carvão, saco de lixo”, “tem que apanhar no tronco”, entre outros insultos.

Além de racismo, Rafael também  foi indiciado por injúria qualificada, por ter ofendido a honra, a dignidade e o decoro da vítima (Mirian) e ameaça.

 

Fonte: Gov.MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here