Procon Municipal monitora as vendas para o Dia dos Pais

0
175
ALMT

Dando prosseguimento às fiscalizações que coíbem práticas de cobranças abusivas, agentes do Procon Municipal estão visitando, às vésperas do Dia dos Pais, diversos estabelecimentos de Cuiabá. A operação visa identificar se o comércio local tem obedecido as normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Nesta quinta (09), os fiscais atuaram na área central, e na sexta-feira (10) os profissionais se direcionarão para os shopping centers.

De acordo com o secretário-adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gustavo Costa, ao comprar o presente em datas comemorativas, o consumidor deve ficar atento à prática de venda casada, considerada abusiva e que pode ser configurada como crime contra as relações de consumo. 

“É importante que a população saiba que o Procon é um instrumento de orientação, não só ao fornecedor, mas também ao consumidor. Por esse motivo, sempre quando nos deparamos com uma maior movimentação do mercado, buscamos atuar de maneira preventiva”, disse.

Outras recomendações feitas pelo órgão são a respeito da garantia legal dos produtos, diferenciação de preços entre a etiqueta e o valor aplicado no caixa, opções de pagamento (à vista, cartão de crédito/débito ou em espécie) e a política de troca.

Para a operação que será realizada dentro dos shoppings, o gestor ressalta que serão averiguados os estabelecimentos que comercializam artigos masculinos, como lojas de roupas, calçados e perfumes.

“Nestes estabelecimentos, todos os produtos precisam ter os preços expostos, para que o consumidor conheça o valor sem precisar abordar algum atendente”, conclui.

Para este ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) e o Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal de Mato Grosso (NuPES) preparou um levantamento de dados em relação às expectativas de vendas para o Dia dos Pais. O resultado da pesquisa demonstra que durante, a semana que antecede a data, é esperado um aumento de 5,3% nas vendas dos segmentos do setor – no comércio varejista ampliado e nos serviços que podem ser impactados pela data comemorativa.

“As boas expectativas demonstradas na pesquisa em relação aos empresários deve-se ao fato de que a data tem conquistado, a cada ano, mais importância no calendário comemorativo do varejo”, afirmou o presidente da CDL- Cuiabá, Nelson Soares Júnior.

Canais de Atendimento 

Para atendimentos presenciais, o Procon Municipal está localizado na Rua Joaquim Murtinho nº 554, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é (65) 3641-6400. Além disso, o consumidor pode efetuar denúncias por meio do aplicativo do órgão, disponível para smartphones nas plataformas IOS ou Android.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá                           

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here