Tamanduá é resgatado próximo a restaurantes no Centro de Chapada dos Guimarães

0
289
CAMARA VG

Um tamanduá da espécie mirim foi resgatado por uma equipe da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente em frente a alguns restaurantes na região central da cidade de Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá) na tarde da última sexta-feira (30). O animal, segundo testemunhas caminhava tranquilamente pelas ruas.

Uma equipe técnica da secretaria de Meio Ambiente esteve no local e conseguiu resgatar o mamífero, que foi devolvido ao seu habitat, em uma região de mata próximo a fonte da empresa Águas Lebrinha.

O retorno do pequeno tamanduá foi filmado e divulgado no perfil oficial da prefeitura no Facebook.

Nos últimos dias tem sido muito comum a presença de animais silvestres freqüentando pontos urbanos na grande Cuiabá.

No último dia 16, um jacaré adulto foi flagrado atravessando, usando a faixa de pedestre a Avenida Doutor Hélio Ribeiro, no Centro Político Administrativo, em frente ao Parque das Águas, em Cuiabá. Um vídeo feito por uma testemunha viralizou nas redes sociais.

Na mesma semana, um tamanduá-bandeira também foi flagrado caminhando tranquilamente próximo ao shopping Estação.

Alguns dias depois, o mesmo jacaré que atravessou a avenida foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, desta vez andando pela Avenida do CPA.

Segundo o Batalhão de Proteção Ambiental, em dez meses foram resgatados  700 animais silvestres em áreas urbanas e rurais de Mato Grosso. De acordo com a Polícia Militar, esse número representa uma média de 70 resgates ao mês. Este ano, 224 animais já retornaram ao habitat natural – aves, répteis e mamíferos.
 
O trabalho do Batalhão é ininterrupto, executado por serviços de rondas e plantão para atendimento de chamadas. Além do telefone de emergência, o 190, para onde devem ser dirigidas prioritariamente as ligações, as equipes podem ser acionadas pelo celular 99987-4024.

https://www.facebook.com/prefeiturachapadadosguimaraes/videos/2341113889455441/?t=3

Fonte: Olhar Direto 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here