Eclipse lunar será totalmente visível em Cuiabá ainda neste mês

0
504
CAMARA VG

Depois da famosa ‘lua de sangue’, que aconteceu no último dia 27 de julho de 2018, o ano de 2019 traz mais um fenômeno astronômico visível em Cuiabá: um eclipse lunar total, que acontece no próximo dia 21 de janeiro (segunda-feira).

Este eclipse será mais fácil de assistir do que o do ano passado, já que toda a fase de umbra – quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados – será visível no Brasil inteiro. O fenômeno poderá ser observado durante toda a madrugada – com seu auge às 02h41 (horário de Brasília, 1h41 em Cuiabá).

O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.
 
 O que é o eclipse da Lua?

É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here