TCE descarta rito interno e Campos Neto dará posse a conselheiro escolhido pela AL

0
294
CAMARA VG

O presidente do Tribunal de Contas (TCE), Domingos Neto suspendeu a minuta de provimento que propunha uma mudança no rito de posse para o novo conselheiro, que irá assumir a vaga aberra desde 2014, após aposentadoria de Humberto Bosaipo. A informação foi confirmada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM).

Leia também
TCE estabelece rito para posse de conselheiro que pode interferir em escolha da AL

Em nota, Domingos Neto esclareceu que o procedimento de posse de conselheiro é de sua competência e que até o momento não recebeu nenhum documento interno referente a mudança no rito para a escolha do novo membro da corte de contas.

“A Presidência do Tribunal de Contas de Mato Grosso esclarece que o procedimento de posse de conselheiro é de sua exclusiva competência. Esclarece também que não recebeu para análise nenhum documento interno acerca de minuta de regulamentação do procedimento de indicação, nomeação e posse de conselheiro em caso de vacância no âmbito do TCE-MT”, disse.

Em entrevista ao Olhar Direto, Botelho elogiou a atitude de Domingos Neto e que ele foi sensato em não interferir em um processo de competência da Assembleia Legislativa. “Ele já suspendeu. Não falei nada com ele, mas foi sensatez dele”, disse o deputado.
 
Nesta quarta-feira (13), uma minuta de provimento assinada pelo conselheiro interno Isaias Lopes da Cunha, propunha várias exigências para que o nome indicado pelo legislativo fosse aprovado pelo TCE.

Entre as exigências para ser empossado, segundo a documentação, os postulantes que tenham sido denunciados, ou condenados por crimes contra a economia popular, a fé pública, administração pública e patrimônio público, não satisfazem os requisitos de idoneidade moral e reputação ilibada.

Na sessão noturna desta quarta-feira, os deputados Paulo Araújo (PP) e Janaina Riva (MDB) elogiaram a atitude do presidente do TCE em não interferir na escolha dos deputados. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here