Obras dos viadutos das Torres e Beira Rio terão impacto menor que trincheiras e ficam prontas até junho de 2020

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ALMT TRANSPARENCIA

As obras dos viadutos que serão construídos nas avenidas Beira Rio e das Torres deverão ter um impacto menor que as das trincheiras que foram feitas no período pré-Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. A estimativa foi feita pelo secretário de Obras do município, Vanderlúcio Rodrigues. Ele ainda pontuou que os trabalhos devem ser finalizados até meados de 2020.

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“Lançamos a licitação do viaduto uma vez, mas houve inconsistências. Fizemos as correções e lançamos o edital de concorrência no fim da semana passada. Em termo de obras, estamos presentes em todos os cantos da cidade”, pontuou o secretário, em entrevista ao Olhar Direto.
 
O cronograma de execução dos dois viadutos é de 12 meses. Eles serão feitos simultaneamente, já que foram separados em dois lotes. A previsão do secretário é que até junho de 2020, ainda durante o mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), os trabalhos sejam finalizados.
 
O secretário ainda pontuou que os impactos no trânsito destas duas regiões será menor que os causados pelas obras das trincheiras da Copa do Mundo. “A maior parte é de peças pré-moldada. Não vai ter a escavação, é um projeto feito para cima. As vezes, as pessoas vão passar e ver a obra parada no local, mas a maior parte dela estará sendo feita na indústria. Isso porque são pré-moldados”.
 
“Assim que as peças estiveram prontas, são encaminhadas para o canteiro de obras e são montadas, é como um quebra-cabeças. Ainda existirá transtorno aos motoristas, mas já fizemos um estudo de toda a região. Verificamos os pontos de desvio, que receberão uma atenção especial. O transtorno será o menor possível, para um bem maior”, acrescentou o secretário.

Viadutos

As duas obras são vistas como essências para melhorar o trânsito em dois dos maiores gargalos de Cuiabá. Ao todo, os dois projetos estavam estimados em R$ 30 milhões

Os estudos de viabilidade realizados para a implantação dos viadutos apontam que em ambas as localidades, o fluxo de veículos tem sido cada vez mais crescente, o que resulta em quilômetros de congestionamentos com a espera de mais de 30 minutos, durante o horário de pico.
 
De acordo com a sondagem, a execução da intervenção pontual na Beira Rio deve duplicar a capacidade do cruzamento, atendendo de forma direta 9 mil pessoas por hora/pico e, indiretamente, 145 mil habitantes do entorno. Na Avenida das Torres o número chega a 10 mil de forma direta e 90 mil pessoas indiretamente.
 
Com as edificações, a Prefeitura pretende alcançar resultados como a redução do tempo de locomoção e aumento das condições de segurança de usuários das vias; melhoria de acesso aos serviços sociais, instalados em polos centrais e bairros mais distantes; melhoria das condições de escoamento dos produtos locais e impactos positivos no incremento da competitividade regional; crescimento das atividades econômicas nos bairros da área de influência do empreendimento; o meio socioeconômico da área de influência da obra será alterado, tendo reflexos diretos na economia regional e na qualidade de vida da população.

TCE

Exigências abusivas, ausência de projeto básico e sobrepreço superior a R$ 5 milhões, levaram a conselheira interina do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Jaqueline Jacobsen, a determinar a suspensão do procedimento licitatório instaurado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas de Cuiabá visando a construção de dois viadutos na Capital no ano passado.

A medida foi  proposta pela Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Infraestrutura.

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