Semana do Meio Ambiente propõe debate sobre inovação nas políticas públicas

0
345
Abertura da 15ª Semana do Meio Ambiente - Foto por: Mayke Toscano
CAMARA VG

Fonte: Governo de Mato Grosso

A 15ª Edição da Semana de Meio Ambiente foi aberta nesta segunda-feira (03.06), no parque Mãe Bonifácia, com uma caminhada ecológica e plantio de mudas. O evento teve a participação da população, servidores da secretaria de estado de Meio Ambiente (Sema-MT), instituições parceiras em projetos ambientais e estudantes. Durante a solenidade foram entregues os novos banheiros do parque estadual.

O tema da Semana neste ano é “Meio Ambiente – Gestão Compartilhada” com foco na discussão entre os diversos setores da sociedade sobre inovações nas políticas públicas e integração econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável como forma de buscar um futuro melhor.

A secretaria de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, agradeceu toda a equipe organizadora e os parceiros que possibilitaram a realização do evento “A responsabilidade de um meio ambiente de qualidade é de todos. Órgãos públicos, privados, empresas e instituições da sociedade civil tem um papel relevante nas reflexões de políticas públicas de meio ambiente, nas quais Mato Grosso tem um protagonismo no país. Todo projeto que traga melhor qualidade de vida deve ser ressaltado, destacado, estimulado, porque pode fazer diferença”.

Durante a abertura, foi lançada uma campanha de entrega voluntária de óleo usado, organizada pelo projeto de educação ambiental Teoria Verde. Serão mais de 30 pontos de coleta na cidade, onde as pessoas vão poder fazer o descarte correto do produto. Entre os locais de coleta estão a Sema, Shopping Popular, Várzea Grande Shopping, Instituto Federal de Mato Grosso, além de condomínios, prédios e empresas.

Também foi entregue o Certificado de Aposentadoria de Créditos de Florestas para compensação das Emissões de CO2 do evento “Semana do Meio Ambiente 2019” pela empresa Forest Friend.

O evento teve a participação de estudantes que participaram da caminhada ecológica e receberam as mudas para plantio. Os estudantes também disputaram partidas dos jogos educativos ambientais ‘Desafio do meio ambiente’ e conheceram o laboratório móvel a Companhia Águas Cuiabá, exposto no local.  

Quem esteve no parque Mãe Bonifácia pode apreciar a exposição de imagens do 3º Concurso Fotográfico “Seu Olhar na Sema 2019” com o tema “Mato Grosso no seu trabalho”. Os vencedores do concurso foram premiados no local. Outra atração foi a apresentação de siriri e rasqueado pelo grupo Incluart, que promove a inclusão de pessoas com Síndrome de Down por meio de danças regionais.

A solenidade foi encerrada com a caminhada ecológica e o plantio de mudas, idealizado pelo projeto Verde Novo, em comemoração aos 300 anos de Cuiabá. Mauro Nakamura Filho, um dos coordenadores, representou o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e enalteceu a troca de experiências proporcionada durante a Semana do Meio Ambiente. “O debate torna o processo mais rico tanto para quem assiste como para quem palestra. Estamos aqui hoje para fazer um ato simbólico de plantio de mudas e a distribuição para a comunidade. É importante a conscientização da sociedade sobre a importância de plantar e cuidar e o debate sobre a urbanização, sobre como o projeto pode ser replicado em outros municípios do estado”.

Futuras gerações

Autoridades que participaram da solenidade de abertura destacaram o papel de estudantes no evento, lembrando que as crianças são formadoras de opinião em casa, na escola, no parque e nos ambientes que convivem. “Esta é uma semana para que todos possamos refletir um pouco sobre o meio ambiente, pensar onde moramos, no futuro de nossos filhos e netos. É preciso refletirmos e levarmos os pensamentos para casa, para nossos pais e escolas”, falou o promotor de justiça Marcelo Vacchiano.

O representante da Assembleia Legislativa Gideon Rosa ressaltou que a gestão compartilhada é o caminho para dividir a responsabilidade e tornar os projetos mais eficazes. O secretario adjunto de turismo do governo de Mato Grosso, Jefferson Preza Moreno, destacou a importância da educação ambiental nas escolas.

Programação

A programação continua ao longo da semana com visitas técnicas, mesa redonda, exposição de trabalhos, feira de agricultura familiar. O encerramento do evento será no dia 10 de junho.

Na quinta-feira (06.06), será realizada uma palestra sobre “O ambiente institucional e o risco de judicialização da questão ambiental (código florestal, licenciamento e compensações)” ministrada pelo doutor em direito tributário ambiental Werner Grau Neto.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente: 

Parceiros

Para a realização da edição de 2019 da Semana do Meio Ambiente, a Sema terá a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Prefeitura de Cuiabá, Ministério Público de Estado (MPE), Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Tribunal de Justiça – Juizado Volante Ambiental (Juvam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime), União Nacional do Etanol e do Milho, Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável (Asmats), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Sebrae, Sesc Pantanal, Universidade de Cuiabá (Unic), Instituto Ação Verde, Desbravadores, Águas Cuiabá e Energisa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here