Vaza Jato: Deltan incentivou investigações da Lava Jato a Toffoli

0
234
© Sérgio Lima
ALMT

Fonte: Msn

O procurador Deltan Dallagnol incentivou outros procuradores de Brasília e Curitiba a investigar sigilosamente o ministro Dias Toffoli em 2016, indicam mensagens da Vaza Jato. Na época, o atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) estava visto como 1 adversário que poderia frear a Operação Lava Jato. As informações foram publicadas em reportagem do jornal Folha de S.Paulo nesta 5ª feira (1º.ago.2019).

As informações foram publicadas em reportagem do jornal Folha de S.Paulo nesta 5ª feira (1º.ago.2019) feita em parceria com o site The Intercept, que teve acesso ao arquivo de mensagens de autoridades relacionadas à Lava Jato. Pelos diálogos, Deltan teria buscado informações pessoais sobre as finanças de Toffoli e sua mulher, Roberta Rangel, além de evidências que o aproximassem de empreiteiras envolvidas em corrupções na Petrobras. O procurador teria ainda recorrido à Receita Federal para buscar informações sobre o escritório de advocacia de Roberta Rangel, e fez levantamentos sobre uma casa de Toffoli em Brasília que foi reformada pela OAS.

A Constituição determina que ministros do STF não podem ser investigados por procuradores da 1ª Instância, como Deltan e outros integrantes da Lava Jato. No caso de Toffoli, a investigação caberia ao procurador-geral da República, que atuaria em nome do Ministério Público Federal, se tivesse autorização.

O procurador indica saber da limitação jurídica, mesmo assim, dá prosseguimento em investigações junto à força-tarefa. Em uma conversa com Eduardo Pelella, chefe de gabinete do então procurador-geral, Rodrigo Janot, Deltan pede o endereço da casa reformada Toffoli e afirma: “sei que o competente é o PGR rs, mas talvez possa contribuir com Vcs com alguma informação, acessando umas fontes.”

Ao jornal, a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba afirmou que é seu dever encaminhar à PGR (Procuradoria-Geral da República) informações sobre autoridades com direito a foro especial no STF sempre que as recebe, e que isso tem sido feito de forma legal.

Além de Toffoli, as mensagens obtidas mostram que Deltan usou a delação do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, para tentar barrar a indicação de 1 ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins, para uma vaga aberta no STF com a morte de Teori Zavascki em 2017.

Sobre o caso, Deltan escreveu ao assessor de Janot: “É importante o PGR levar ao Temer a questão do Humberto Martins, que é mencinoado na OAS como recebendo propina”. “Deixa com nós”, foi a resposta de Pelella a mensagem.

Eis os diálogos divulgados nesta 5ª feira pela Folha de S.Paulo –o Poder360 transcreve as mensagens como foram publicadas, sem correções gramaticais.

Em julho de 2016, o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol,  consultou colegas que negociavam 1 acordo de colaboração com a empreiteira OAS para saber se tinham informações sobre o ministro Dias Toffoli.

  • 13.jul.2016, Deltan Dallagnol, 22:36:58– Caros, a OAS trouxe a questão do apto do Toffoli?
  • Sérgio Bruno Cabral Fernandes, 22:55:26 –Que eu saiba não. Temos que ver como abordar esse assunto. Com cautela.

Semanas depois, Deltan procurou Eduardo Pelella, chefe de gabinete do então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para trocar informações sobre Toffoli.

  • 27.jul.2016, Deltan, 22:16:07 -Pelella, segundo informações, Toffoli é sócio oculto do primo, […], no […]. Este Resort situa.se em […].
  • 28.jul.2016, Pelella, 04:56:29 - Opa!!! […]
  • Deltan, 22:09:59 –Pelella, queria refletir em dados de inteligência para eventualmente alimentar Vcs. Sei que o competente é o PGR [procurador-geral da República, Rodrigo Janot] rs, mas talvez possa contribuir com Vcs com alguma informação, acessando umas fontes. Vc conseguiria por favor descobrir o endereço do apto do Toffoli que foi reformado?
  • Pelella, 23:16:05 -Foi casa
  • 23:16:09 –Consigo sim
  • 23:16:15 –Amanhã de manhã
  • Deltan, 23:21:39 – ótimo, obrigado!
  • 4.ago.2016, Deltan, 20:05:09 – Pelella consegue ainda o endereço do Toffoli?
  • Pelella, 20:30:31 Sim
  • 20:30:34Perai
  • 20:49:55SHIN […] cnj […] casa […]

Vaza Jato

Sergio Moro e Deltan Dallagnol tiveram o conteúdo de conversas atribuídas a eles e procuradores da Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept em uma série de reportagens no caso que ficou conhecido como Vaza Jato. Os 2 contestam a autenticidade das mensagens, mas não indicam os trechos que seriam verdadeiros e falsos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here