Áudios apontam suposto ‘salve geral’ em Cuiabá após ‘limpa’ em celas da PCE; ouça

0
443
Foto: Reprodução
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Áudios que circulam pelas redes sociais apontam para a possibilidade de um novo ‘salve geral’ em Cuiabá. As mensagens começaram a circular na última terça-feira (13), após um limpa ser feito dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), com o objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os envolvidos serão responsabilizados criminalmente.

Em um dos áudios, uma pessoa não identificada diz para que todos fiquem atentos, porque um salve está chegando a qualquer momento. “Esta máquina opressora, cada dia mais oprimindo nossos irmãos. Toda a família CV [Comando Vermelho], principalmente a de Mato Grosso. Dentro da PCE, as coisas estão ficando loucas. O bagulho vai ficar louco na rua também. Peço atenção de todos. Quem não quiser cair, que se deite. Vai ter resposta. Só estamos esperando um aval da hierarquia maior. Assim que o aval chegar, peço a compreensão de todos”.
 

 
Em outra mensagem, uma pessoa também não identificada avisa que o salve geral estaria na iminência de acontecer. “Foi dado um salve geral, a partir das 22h vamos colocar o terror em Cuiabá. Quem for sair, cancela, e não saia muito cedo também. Vamos colocar o terror”.
 

Outro áudio também aponta a possibilidade de um ataque. "Os caras estão oprimindo os irmãos lá. A coisa vai ficar ruim aqui fora. Meu padrinho chegou em mim e disse que a qualquer momento vai ter um salve para tacar fogo em ônibus. Quebraram os caras no pau desde cedo. Estão sem luz, acabou com tudo. Está sem contato nenhum lá dentro, sem nada. Perderam não sei quantos mil lá dentro hoje".

"A cadeia vai sacudir tudinho. Fala pra família sua acordar para a vida. Não é só a cadeia não. A rua vai ficar louco o bagulho. Os caras vai ficar oprimindo nossos truta que estão lá guardados. Vamos colocar fogo na viatura, bombeiros, em todo mundo. Estamos começando a guerra", diz trecho de mais uma mensagem. (Ouça todas no fim da matéria)

Em diversos grupos do Facebook, mensagens falando sobre um possível salve também começaram circular na noite da última terça-feira (13). 

Sesp

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los responderão criminalmente. 

Além disto, pontuou que uma das pessoas que difundiram áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada pelas Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km ao Médio Norte) pelos crimes de tráfico de drogas e enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013 por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa. 

A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário, como freezer, por exemplo.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas. 

Alerta

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), Jacira Maria da Costa, alertou aos profissionais que estejam em alerta a partir desta terça-feira (13), após uma operação intensiva de revista geral na carceragem da Penitenciária Central do Estado (PCE). Segundo ela, há possibilidade de que faccionados possam retaliar a ação.

“Queremos dizer aos agentes para tomar cuidado com retaliação por esta operação. Sair com cautela de casa, não ir a bares, não sair com uniformes. Quando chegar em casa, sugerimos dar uma rodada antes de entrar. Quando tem este tipo de operação, existe a retaliação dos que estão com excesso de regalias. Para manter este excesso, eles irão ao ponto de dar alguma ordem que venha atingir o servidor aqui fora”, explicou a presidente em entrevista ao Olhar Direto.

Entre os materiais em excesso que estão sendo retirados, segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindspen), estão televisores, ventiladores, prestobarba, sanduicheiras e outros eletrodomésticos. “É uma limpa. O excesso atrapalha o trabalho de revista dentro da unidade. É até uma questão de saúde, temos um número alarmante de doenças infectos contagiosas”, disse a presidente do Sindspen, Jacira Maria da Costa.

Salve Geral
 
No dia 10 de junho de 2016, no período noturno, líderes da facção determinaram que os membros do Comando Vermelho (CV) provocassem incêndio em ônibus de transporte público na região metropolitana de Cuiabá.
 
Com a ordem recebida, os integrantes da facção atearam fogo em um ônibus de transporte público, pertencente à empresa Pantanal Transportes Urbanos, que transitava pela avenida General Melo, bairro Praieiro, Cuiabá e em outro ônibus de transporte público, pertencente à empresa União Transporte, que seguia pelo bairro Unipark, em Várzea Grande.
 
No dia do fato, os criminosos chegaram atirando para cima e mandando que todos descessem dos ônibus. Munidos de galões com gasolina, eles atearam fogo nos veículos do transporte coletivo.

Um dia após os ataques, foi encontrado um celular utilizado por dois membros da facção. Era através deste aparelho que eram emanadas ordens a integrantes do Comando Vermelho.

Atualização às 13h10: À época dos fatos, Reginaldo Aparecido Moreira chegou a ser apontado como responsável por determinar o salve, mas foi inocentado pela Justiça.

Ouça os áudios:

Confira a nota da Sesp na íntegra:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) esclarece que os áudios de “salve” atribuídos a uma facção criminosa estão sendo analisados e os responsáveis por difundi-los serão responsabilizados criminalmente.  

Uma das pessoas que difundiram áudio, Samuel de Souza Valdivino, foi preso em flagrante ontem às 15h30, em uma ação integrada pelas Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar no município de Lucas do Rio de Verde (360 km ao Médio Norte) pelos crimes de tráfico de drogas e enquadrado no artigo 2º da Lei 12850/2013 por promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa, cuja a pena é de 3 a 8 anos reclusão, além de multa. 

A operação de reforma na Penitenciária Central do Estado foi iniciada na segunda-feira (12.08) e estão sendo realizadas mudanças nas celas, pinturas e retirada produtos que estão em desconformidade com o Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário, como freezer, por exemplo.

Além da reforma, a operação de revista geral tem objetivo de fortalecer as ações de enfrentamento a crimes que possam ser cometidos dentro da unidade penal, além de se antecipar a possíveis atos delituosos.

Durante esta semana estão suspensas as visitas aos reeducandos, assim como o atendimento a advogados e defensores públicos. Apenas as escoltas emergenciais, em caso de saúde, serão realizadas. 

A operação é realizada apenas na Penitenciária Central do Estado, não sendo estendida e nenhuma outra unidade no interior ou mesmo na Capital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here