Crianças surpreendem pedindo material escolar no lançamento do ‘Papai Noel dos Correios’

0
310
Foto: Olhar Conceito
ALMT

Fonte: Olhar conceite

Cerca de 200 crianças de Cuiabá tiveram um encontro com o Papai Noel na manhã desta segunda-feira (4), durante o lançamento da campanha de Natal dos Correios, que aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Getúlio Vargas. Elas entregaram cartinhas com pedidos que, durante todo o mês de novembro e parte de dezembro, poderão ser adotadas por ‘padrinhos’. Em sua maioria, os pedidos são por materiais escolares.

“As nossas crianças estão em situação de vulnerabilidade social. Então o que eles pedem pra gente é mais material escolar, e isso acaba sendo uma surpresa, porque a maioria das crianças, hoje, pede celular, bicicleta, tablet… e as nossas não, eles pedem apenas materiais escolares”, conta a coordenadora do Cras, Carla Costa Braga. Nesta unidade, são atendidas crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que moram na região.

Carla Costa com o Papai Noel (Foto: Olhar Conceito)

A campanha ‘Papai Noel dos Correios’ já acontece há 30 anos, levando presentes a crianças de todos os estados do Brasil. Ela surgiu quando alguns funcionários da empresa perceberam que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças, destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço, e  decidiram doar os primeiros presentes. Até hoje, já foram atendidos mais de 6 milhões de pedidos.

A adoção pelos padrinhos é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartinhas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na Casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha. Desde 2018, é possível também adotar uma cartinha online, pelo BLOG.

“A importância, além da magia do Natal, para essas crianças – porque você vê que são crianças em situação de vulnerabilidade social – é a questão da escrita das cartinhas, porque elas que produzem. As professoras acompanham, e isso propicia que essas crianças aprendam a escrever”, afirma o superintendente operacional dos Correios, Gilson do Espírito Santo Cunha. “Para nós é importante que eles comecem a escrever, principalmente, endereço. Porque algumas cartinhas sem endereço completo não aparecem na seleção, são descartadas”.

Os padrinhos que adotarem as cartas devem entregá-las em uma das unidades dos Correios participante. Não é possível entregar diretamente para as crianças. “O que o padrinho têm à disposição é uma cartinha que chegou para ele. [Porque, se não] o cara começa a selecionar por pessoas, situação social… a magia do projeto está também nisso, você tem a cartinha, se sensibiliza, sem saber quem é. E para nós também é muito importante o sigilo da correspondência”, explica o superintendente.

Gilson do Espírito Santo Cunha (Foto: Olhar Conceito)

Em Cuiabá, cada unidade participante têm datas específicas de adoção de cartas e entrega dos presentes. Na internet, será possível adotar as cartas a partir da próxima segunda-feira (11), e segue até o dia 29 de novembro.

Veja a lista de pontos de adoção de cartinhas em Cuiabá e Várzea Grande:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here