Catraca Livre Cena de racismo em ‘Bom Sucesso’ divide opiniões na web

0
584
© Reprodução/Globo
CAMARA VG

Fonte: Msn

Uma cena de ‘Bom Sucesso’ – trama das 19h da Globo – exibida no capítulo da última terça-feira, 27, dividiu opiniões nas redes sociais. Isso porque a personagem Lulu (Carla Cristina Cardoso) foi vítima de racismo no lançamento do livro de moda de Natasha (Lavínia Vlasak), do qual participou como modelo, e foi impedida de denunciar a mulher que a atacou.

Tudo começou quando a vendedora curtia a festa na loja com seu marido, Tonho (Anderson Müller), quando uma funcionária da Chic se aproximou com uma abordagem preconceituosa: “Licença, querida. Tem como você dá uma limpadinha no banheiro? Acho que já tá precisando”.

Lulu se ofendeu, disse que não trabalhava no local como faxineira, a funcionária pediu desculpas, mas a vítima não deixou a situação passar batida:

“Só desculpo depois que a bonita explicar por que achou que eu era faxineira.”

“Comprei até roupa nova pra vir nesse evento, minha filha! Agora eu quero saber. Você me confundiu porque eu tô vestindo preto ou porque eu sou preta?”.

A polêmica surgiu a partir daí, quando os demais personagens, que são brancos, tentaram apaziguar a situação dizendo que a funcionária já havia pedido desculpas e que, por isso, Lulu não deveria fazer escândalo no meio do evento.

Incomodada com a forma como as pessoas lidaram com o caso, a vendedora afirmou que iria embora da festa e se retirou de cena.

Muita gente elogiou a abordagem de ‘Bom Sucesso’ dizendo o quanto é importante trazer para a ficção situações que as pessoas sofrem na vida real. Contudo, teve gente que reprovou o fato de o caso de racismo na novela ter sido ignorado, sem um desfecho, como acontece na maioria das vezes. “Brancos mandando uma negra ficar quieta em situação de racismo para não dar barraco. Ai, francamente”, disse uma internauta.

Racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89 e deve sempre ser denunciado, mas muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Brasil, há uma diferença quando o racismo é direcionado a uma pessoa e quando é contra um grupo. Confira a matéria completa abaixo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here