Black Friday aumenta vendas em até 21% pela internet e 7% no comércio de rua

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Foto: Rogério Florentino Pereira/OD
ALMT

Fonte: Olhar Agro e negocios

A tradicional abertura da temporada de compras natalícias, a Black Friday, deve causar o aumento de até 21% nas vendas pelas internet em Mato Grosso. Também há expectativa nas vendas para os comerciantes de rua, que pode chegar a 7%. O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, explicou que quando se fala no comércio eletrônico, as vendas ocorrem durante todo o mês de novembro. Já para as lojas físicas, as vendas se concentram nos di as 29 e 30.

Monitoramento de preços de produtos pré-Black Friday

Em outubro e novembro deste ano a coordenação de Fiscalização do Procon estadual realizou monitoramento de mercado para analisar a flutuação de preço dos produtos mais procurados durante a Black Friday. Nesta sexta-feira, o órgão de Proteção e Defesa dos Consumidores divulga a lista dos produtos monitorados (abaixo). Tratam-se dos preços praticados antes da promoção, ou seja, com ela, os consumidores podem checar se de fato os produtos estão com preços promocionais.

O objetivo deste trabalho é  verificar se as lojas online estão cumprindo as promoções ou se estão realizando  a chamada “maquiagem de preço”, que consiste em aumentar o valor dos produtos semanas antes para depois anunciar supostos descontos. Dessa forma o consumidor é atraído por uma falsa promoção. Tal prática é ilegal e deve ser denunciada aos órgãos de proteção ao consumidor. Os fiscais de defesa do consumidor realizam agora o monitoramento dos produtos já com os preços promocionais de Black Friday.

“Posteriormente, vamos comparar os preços praticados pelos lojistas, antes e durante a Black Friday, para verificar se realmente se tratavam de ofertas. Caso seja constatado irregularidade, a empresa pode ser autuada pelo Procon”, explicou o fiscal de Defesa do Consumidor, Rogério Chapadense.

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