AL designará cinco deputados para comissão e deve tentar conciliar crise entre Mendes e Pinheiro

0
374
Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD
ALMT

Fonte: Olhar Direto

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso irá criar uma comissão para acompanhar a denúncia feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) contra o governador Mauro Mendes (DEM) por suposto uso político da Delegacia Fazendária para prejudicar adversários. A vice-presidente da AL, deputada Janaína Riva (MDB), entende que o trabalho dos parlamentares deve ser mais no sentido de contornar a crise.

“Nós não conseguimos parar um pouquinho para tomar uma decisão quanto a isso, mas a princípio é uma comissão que vai ser formada de cinco deputados, que vai ouvir primariamente todos aqueles que foram citados. Talvez em uma missão mais de conciliar e tentar resolver de forma pacífica do que simplesmente enviar isso para os órgãos competentes”, informou Janaína, em entrevista concedida na manhã da última sexta-feira (6).

Na noite anterior, Botelho havia adiantado que a Assembleia Legislativa está com uma agenda cheia em dezembro e que talvez não tenha tempo hábil para ouvir os implicados no assunto, como os delegados que foram afastados da Defaz e que, segundo o prefeito de Cuiabá, estariam sendo penalizados por não cederem à pressão para investigar o próprio Emanuel Pinheiro.

“Estamos num momento muito complicado, final de ano, temos LOA para votar, temos uma agenda muito apertada. Eu não sei se nós vamos ter condições de fazer isso agora. Talvez no início do ano que vem. Agora é muito complicado. Nós temos agenda, temos o projeto da reforma da Previdência que vai entrar na semana que vem, uma agenda muito apertada, muito corrida. Eu acho que nós não vamos ter tempo”, disse Botelho.

A comissão com os cinco nomes para tratar do assunto deve ser formalizada em breve. Janaína concorda com Botelho que o volume de trabalho da Assembleia neste fim de ano está prejudicando o parlamento a lidar com este assunto, mas indica que os citados podem ser ouvidos pela AL.

“Por conta dessas semanas atribuladas com LOA, discussão da Previdência, votação dos vetos da LDO, nós não conseguimos parar um pouquinho para tomar uma decisão quanto a isso, mas a princípio é uma comissão que vai ser formada de cinco deputados que vai ouvir primariamente todos aqueles que foram citados”, declarou a deputada.

De acordo com a vice-presidente, os deputados podem resolver a questão sem agravar ainda mais a crise institucional. “A gente acredita que possa ter havido algum mal-entendido, ou que nisso tudo a Assembleia possa contribuir para que não haja esse tipo de especulação dentro da Defaz, que é um órgão de investigação tão importante para o Estado, que fica muito ruim quando a gente levanta esse tipo de dúvida ou questionamento sobre interferências na Defaz. Então a gente quer fazer esse trabalho, por isso eu digo que de forma até cautelosa para tentar evitar uma discussão maior sobre esse tema”.

Convocação para esclarecimentos

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) irá apresentar nesta semana requerimento para convocar os delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga para prestar esclarecimentos no plenário da Assembleia Legislativa na próxima semana. Eles são pivôs de denúncia protocolizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro contra Mauro Mendes por uso político da Delegacia Fazendária (Defaz).

A convocação deve ser lida na terça-feira (10) e precisa ser votada em plenário. Os dois delegados foram transferidos da Defaz para a Diretoria Metropolitana na última semana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here