Estresse emocional: ações para combater o estresse emocional

0
1232
ALMT

Fonte: Olhar Direto

Quantas foi a vezes que VOCÊ já  se cobrou demais, tentando dar conta de varias tarefas e funções, e ainda assim ter a sensação que NÃO esta conseguindo solucionar ou administrar  como gostaria e ter o resultado desejado lhe causando irritação, frustração ficando insatisfeitos com  a vida que leva, é o  que chamamos de estresse emocional.

O estresse emocional pode ser definido como a relação entre o indivíduo e o meio, portanto  São respostas físicas e mentais causadas por estímulos externos. Em situações de ameaçadoras  o cérebro libera a produção  de hormônios estressores quais são adrenalina e cortisol que aumenta  a pressão  das artérias, os músculos se contraem  e a frequência  cardíaca e o processo respiratório acelera.

Esses hormônios  contribuí para estimular diversas sensações negativas como a tristeza,ansiedade,insegurança, ressentimentos e frustração sensação que influenciam em sua qualidade de vida comportamento e saúde mental.

Tenha uma válvula  de escape

Quais são  as quantidades  de tempo que você se permite para fazer algo para si e que gosta sente prazer, infelizmente nos dias atuas muitas são  as cobranças  e responsabilidade  que nos pesa e consome o tempo, a sobrecarga de atividades e reponsabilidades também  adoece e gerando pânico ou ansiedade desenvolvendo fobias entre outras  patologias  psicológicas.

Estamos em uma sociedade onde tudo tem sido para ontem e também se tornado  a geração  que mais cresce o números de doenças psicológicas devido essa sobrecarga e cobranças, uma das formas e estratégias  para sobressair a uma sociedade adoecida com saúde  mental

É ter uma válvula de escape, fazer algo que goste seja  praticar algum tipo de esportes  ou atividade física, estar em contato com a natureza, viajar ou estar junto com a família.

Tire um tempo com qualidade faça  algo que relaxe entre em harmonia  com seus desejos desconecte de tudo pra se reconectar consigo mesmo e principalmente procure ajuda de um profissional.

Exercícios para diminuir esgotamento emocional e estresse

O esgotamento emocional aparece quando ultrapassamos o nosso nível de estruturas  psicológicas à  ser gerenciada. Gerenciar  todos os aspectos emocionais  onde temos preocupação  do dia a  as pressões e cobranças imposta pelo outros os medos, estresse  angústias  medo do futuro o peso carga emocional do passado tudo pesa  para o  desenvolvimento do esgotamento emocional.

Faça uma lista das   coisas que te faz feliz e realize esse será seu momento de recarregar  suas energia , não se cobre tanto seja grato e comemore as pequenas conquistas.

Ariâmmella Santana Escritora,empreendedora,psicóloga Clínica, especialista em psicoterapia cognitiva Comportamental e Neuropsicóloga em formação
Email:ariamelasantana@hotmail.com 
Facebook: Psicóloga Ariammella Santana 
INSTAGRAM: ariammella_santana

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here