Respire fundo! É um momento difícil, mas vai passar!

0
849
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Vivemos uma pandemia e estamos, com razão, preocupados, estressados, ansiosos. Considerando a necessidade de barrar a transmissão do novo coronavírus, reconhecemos a importância da constante higienização das mãos e do isolamento social.

Focados em nossa saúde física, como estamos cuidando de nossa saúde mental?

Com o surgimento de novas doenças, como já registrado em outros períodos, há registros de aumento dos casos de ansiedade, de depressão e de, inclusive, suicídios.

E o que queremos é a busca pela saúde integral, não é mesmo? Mais que isso, para combater tal pandemia, é necessário fortalecer o sistema imunológico. No entanto, a fragilidade emocional e a psicológica afetam diretamente a nossa imunidade. Precisamos, portanto, buscar o equilíbrio mental e nos prevenirmos de doenças psicossomáticas.

Você teve a oportunidade do isolamento social? Tem trabalhado em home office? Se sim, o primeiro ponto da nossa conversa é: exercite a gratidão! E reconheça que outras pessoas andam preocupadas por outro motivo: o risco real de contágio no transporte coletivo ou empregos com fluxo de pessoas.

Se você está em casa, foque menos na doença e mais na prevenção e na saúde. Caso já tenha se resguardado com a higienização de seu lar, relaxe. Vivencie o isolamento social como um convite da vida para desacelerar.

Para seu home office, estabeleça horários e rotinas e, da mesma forma, respeite os intervalos (do almoço e para o cafezinho) e fim do expediente. Depois, torne seu tempo livre produtivo.

Caso esteja sozinho, considere a oportunidade da viagem interior, para o autoconhecimento. Caso esteja em família, aproveite para apertar os laços, vivenciar outros momentos que a rotina externa não permitia. Viva o seu lar.

É a oportunidade de podar as plantas, de pendurar fotos, de mudar os móveis de lugar, de separar roupas e calçados para doar, de renovar as energias. Tenho certeza de que você tinha uma lista de coisas para fazer quando estivesse um pouco mais em casa.

É hora de dar Ok na sua lista de filmes, séries e livros. De brincar de mímica com seus familiares, de contar histórias, de passar mais tempo com seus filhos.

É tempo de dançar, cantar, se exercitar, fazer aquelas receitas que colecionou.

Estamos isolados, mas não sozinhos. A distância é física, mas não precisa ser emocional. Faça videochamadas, telefonemas, troque mensagens, esteja presente!

Opte por acompanhar noticiários em um horário específico, para não ficar ansioso com uma enxurrada de informações. Evite desinformação, você é capaz de discernir o que é falso do que é fidedigno.

Ocupe sua mente com pensamentos positivos, saiba que vivemos um momento difícil, mas vai passar. Seja solidário, faça doações, sinta-se parte do todo, há inúmeros grupos atendendo os mais afetados.

E, caso siga ansioso, depressivo ou com qualquer outro sintoma de transtorno mental, procure ajuda profissional. Há psicoterapeutas atendendo on-line e há voluntários de acolhimento.

De todo modo, respire fundo. É um momento difícil, mas vai passar. Estamos afastados, mas unidos. Reconecte a si mesmo e aos seus. E fique em casa!

Zidiel Coutinho Jr é suplente de vereador por Cuiabá e advogado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here